Republicanos desiste de candidatura e anuncia apoio a Arthur Lira na Câmara

Deputado Marcos Pereiros era um dos postulantes à cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, mas abriu mão da disputa para apoiar o candidato do presidente Jair Bolsonaro

Marcos Pereira (Repulicanos)
Foto: Washington Costa/MDIC
Marcos Pereira (Repulicanos)


O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) retirou a sua candidatura  e anunciou, nesta quarta-feira (16), apoio ao candidato Arthur Lira (PP-AL) na eleição da Câmara dos Deputados, que é o homem de confiança do Palácio do Planalto . O Republicanos rompeu com o bloco encabeçado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Marcos Pereira aparecia com a candidatura dada como certa para concorrer ao cargo presidente da Câmara dos Deputados. “Sempre deixei claro que não entraria em jogo jogado. Maia tinha um veto velado a mim”, disse o deputado em entrevista à CNN Brasil .

O candidato do Republicanos era visto pelo grupo de Maia como o mais cotado para conquistar o apoio interno dos 6 partidos que compõem o bloco (DEM, MDB, PSDB, PSL, PV e Cidadania), além ter maior trânsito com a oposição formada por partidos de esquerda - peça central para a definição do vencedor - do que os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP), que estão entre os preferidos de Maia.

A bancada do Republicanos é formada por 32 deputados, que se somam aos novem partidos que formam a base de Arthur Lira na eleição (PP, PL, PSD, Solidariedade, Avante, Patriota, Pros, PSC e PTB), ao todo o candidato apoiado por Bolsonaro tem 203 deputados contando com o Republicanos. O bloco do presidente Rodrigo Maia conta com 159 parlamentares. Para ser eleito, o candidato precisa de pelo menos 257 votos .