Operação da PF prende desembargadoras do TJ da Bahia por esquema de corrupção

Com autorização do STJ, nova fase da Operação Faroeste está em andamento nesta segunda (14)

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
Foto: Divulgação
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Nesta segunda-feira (14), a  Polícia Federal (PF) cumpre dois mandados de prisão contra desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em mais uma fase da Operação Faroeste, que investiga um esquema de corrupção no tribunal. As prisões foram autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As informações sobre a operação foram divulgadas pelo G1. A Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou apenas que estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e outro de prisão temporária , porém não detalhou os alvos.

Segundo a PGR, também são cumpridos 16 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos, estão servidores do TJ, membros e servidores do Ministério Público da Bahia (MP-BA), servidores da Secretaria de Segurança Pública e advogados.

Você viu?

O ministro do STJ, Og Fernandes, também determinou que sete investigados se afastem de suas funções públicas, pelo prezo de um ano. As medidas foram solicitadas por Lindôra Araújo, subprocuradora-geral da República.

O STJ decidiu também afastar o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, de seu cargo por 180 dias. A delegada Gabriela Macedo, chefe de gabinete do secretário há bastante tempo, é investigada por vazar informações sobre operações sigilosas, avisando os alvos antecipadamente e, por isso, foi afastada. 

Além disso, agentes cumprem 36 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Barreiras, Catu e Uibaí, na Bahia, e em Brasília, no Distrito Federal.