Prefeito eleito no Recife anuncia 50% de cargos de liderança para mulheres
Candidato do PSB será o prefeito mais jovem da história da capital pernambucana
Por iG Último Segundo |
Eleito com 56,27% dos votos em Recife, João Campos (PSB) prometeu nesta segunda-feira (30) que metada das indicações para cargos de liderança em seu governo serão destinados para mulheres.
“Fomos a única candidatura que apresentou o compromisso de metade dos cargos de liderança da gestão serem ocupados por mulheres. Nós vamos ter uma ampla participação feminina na nossa gestão, entendendo que isso é mais do que um compromisso simbólico. A gente vai poder trazer a disciplina, o perfeccionismo, a boa qualidade de gestão e de cuidado que é particular das nossas mulheres da nossa cidade”, afirmou Campos sobre o assunto.
João Campos vem de uma família historicamente ligada a política em Pernambuco. Seu bisavô, Miguel Arraes, governou o estado por três vezes, e seu pai, Eduardo Campos , governou por dois mandatos, e faleceu em um trágico acidente aéreo em 2014, no início da campanha para presidente.
Agora, aos 27 anos, ele será o prefeito mais novo da história de Recife.
Você viu?
Além dos cargos, o prefeito eleito prometeu aumentar a área de cobertura de saneamento básico na cidade. Em pesquisa Ibope feita em outubro na capital recifense, eleitores citaram a rede de esgoto e o abastecimento de água como os principais problemas de Recife.
"A gente vai fazer nas áreas mais vulneráveis, as áreas que não são saneadas, não-urbanizadas. E a prefeitura ela vai fazer a ligação hidrossanitária, que muitas vezes tem muitas ruas na cidade que você tem a rede coletora, mas não tem a ligação da casa para a rede. Então a Prefeitura vai ajudar a fazer essa ligação para garantir que o saneamento efetivamente chegue, e a gente vai conseguir com isso, nos próximos quatro anos, expandir em 50% a cobertura na cidade", afirmou.
A candidata derrotada, Marília Arraes (PT), que é prima de João, prometeu uma "nova articulação de oposição " em discurso após sua derrota, mas respeitou o resultado:
"Foi feita a democracia e temos que respeitá-la. Também temos que desejar sempre o melhor para a cidade", disse.
João Campos, em sua primeira entrevista após a eleição, nesta segunda, disse que nenhum político do Partido dos Trabalhadores (PT) recebera indicação em seu mandato.