Dos 78 candidatos com Bolsonaro no nome de urna, apenas um foi eleito no Brasil
Carlos Bolsonaro, filho do presidente, é o único com o sobrenome do presidente que foi eleito em 2020
Por iG Último Segundo |
Nas eleições deste ano, apenas um dos 78 candidatos que assinaram como nome de urna o sobrenome " Bolsonaro ", em homenagem ao presidente, foi eleito. O único candidato com o sobrenome que conseguiu pleitear uma vaga nas eleições é Carlos Bolsonaro , filho do presidente, que foi reeleito. A ex-mulher, parentes e admiradores ficaram sem o mandato que terá início em 2021.
Ao todo, 83 pessoas em 24 estados se registraram com o sobrenome Bolsonaro , segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ).
Algumas das candidaturas foram indeferidas ou os candidatos renunciaram, restando 78. A maior parte dos candidatos disputava uma vaga a vereador, sendo ao todo 73, enquanto três candidatos concorriam ao cargo de prefeito e outros dois a vice-prefeito.
O próprio Jair Bolsonaro manifestou apoio a alguns dos candidatos que passaram a assinar politicamente com o sobrenome, como foi o caso de Denilson Bolsonaro (Republicanos), de Boa Vista, em Roraima e Adilson Bolsonaro (PSD), de Santa Cruz do Capibaribe, em pernambuco. Os dois foram citados em lives do presidente nas redes sociais.