Covas lidera entre os mais ricos, enquanto Russomano tem maioria entre os jovens

Candidato tucano tem maioria das intenções de voto entre eleitores que se declaram brancos, têm mais de 55 anos, ensino superior e ganham mais de 5 salários

Foto: Coluna Esplanada
Covas lidera entre os mais ricos, enquanto Russomano tem maioria entre os jovens

A última  pesquisa Ibope sobre o primeiro turno das eleições para a prefeitura de São Paulo mostra o candidato Bruno Covas (PSDB) à frente de Celso Russomano (Republicanos) em apenas quatro dos 20 recortes realizados. A pesquisa analisou as intenções de voto por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça/cor.

Covas tem mais intenções de voto em eleitores com 55 anos ou mais (30%), contra 23% de Russomano. Entre brasileiros com ensino superior, o tucano tem 23% das intenções; Russomano tem 15%.

As intenções de voto também são maiores para Covas entre os eleitores que ganham mais de cinco salários: 25% contra 12% de Russomano. Por fim, Covas lidera entre os eleitores que se declaram de cor branca: 26% contra 22% de Russomano.

Entre os eleitores de religião católica, Covas e Russomano aparecem empatados, ambos com 26%. Entre os homens, Russomano tem 28%, contra 18% de Covas. Já entre as mulheres, a diferença é de dois pontos percentuais, sendo 26% para Russomano e 24% para Covas.

Entre jovens de 16 e 24 anos, 28% das intenções são de Russomano, e 12% para Covas. O candidato Guilherme Boulos (PSOL) aparece em terceiro lugar nessa faixa etária. Entre candidatos que se declaram pretos ou pardos, Russomano tem 30%. Covas aparece com 19% das intenções.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de São Paulo", a pesquisa ouviu 805 eleitores, registrados no TRE-SP, entre 30 de setembro e 1º de outubo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa geral, Celso Russomano mantém a primeira posição da corrida pela prefeitura, com 26%, e Bruno Covas segue em segundo lugar, com 21%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro. Na terceira posição, a pesquisa revela empate técnico entre Guilherme Boulos (PSOL), com 8% das intenções, e Márcio França (PSB), com 7%.

A pesquisa também mostra que 20% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 8% estão indecisos.