"Brasil está de parabéns", disse Bolsonaro, sobre preservação ambiental no país
Na quarta-feira, grupo de oito países enviou uma carta ao governo afirmando que desmatamento pode prejudicar compra de produtos brasileiros
Por Agência O Globo | | Agência O Globo - |
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (17) que o “Brasil está de parabéns” pela forma como preserva o meio ambiente.
A declaração foi dada durante a inauguração de uma usina fotovoltaica no interior da Paraíba e acontece em meio ao aumento recorde nas queimadas no Pantanal e um dia depois de um grupo de oito países enviar uma carta ao governo brasileiro afirmando que o desmatamento pode prejudicar as compras de produtos brasileiros.
"O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e, não entendo como, é o país que mais sofre ataques no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns pela maneira como preserva o seu meio ambiente", afirmou Bolsonaro durante a cerimônia.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam um aumento de 208% nas queimadas no Pantanal entre 1º de janeiro e 16 de setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2019.
Neste ano, foram registrados 15.756 focos de incêndio no bioma, o maior número desde que o monitoramento começou.
Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pelo menos 2,9 milhões de hectares do Pantanal já foram destruídos pelo fogo, o equivalente a 19% de toda a sua área. Na Amazônia, o aumento das queimadas é de 12%.
Em relação ao desmatamento na Amazônia, o Inpe detectou um aumento de 34,5% entre agosto de 2019 e julho de 2020, em comparação com o mesmo período dos anos de 2018 e 2019.