Weintraub recebe título de "persona non grata" no DF por sua "incompetência"

Câmara aprovou por unanimidade e Weintraub se equipara a Pinochet para popualção de Brasília

Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub
Foto: Alan Santos/PR
Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou por unanimidade na última quarta-feira (12) uma moção de repúdio que confere ao ex-ministro da Educação Abraham Weintraub o título de " persona non grata ", que significa "pessoa não querida". 


A moção foi criada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) e qualifica Weintraub como uma pessoa com "completa falta de educação e de respeito à democracia e às instituições" e " notória incompetência na condução das políticas educacionais". O deputado relembra que durante  reunião ministerial no dia 22 abril Weintraub chamou o Distrito Federal de  “porcaria e cancro de corrupção e privilégio”.

Apenas três pessoas foram consideradas persona non grata pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, estão entre eles  Augusto Pinochet, ditador chileno , em 1998; Jean Pierre Juneau, embaixador do Canadá, devido a proibição de importação de carne bovina brasileira, em 2001 e George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos , com moção aprovada em 2003.