Após Weintraub chegar aos EUA, governo publica exoneração

Edição extra do 'Diário Oficial' publica exoneração de Weintraub do Ministério da Educação

Weintraub pediu um abraço de Bolsonaro ao anunciar saída do MEC
Foto: Reprodução/Youtube
Weintraub pediu um abraço de Bolsonaro ao anunciar saída do MEC

Edição extra do 'Diário Oficial da União' publicou a exoneração de Weintraub do Ministério da Educação pouco antes das 12h deste sábado (20). A versão eletrônica da publicação foi ao ar pouco depois de divulgada a informação de que  Weintraub havia chegado aos Estados Unidos.

Segundo a assessoria do Ministério da Educação, Abraham Weintraub chegou na manhã deste sábado (20) a Miami. Mais cedo, o irmão do ministro, Arthur Weintraub, assessor especial da Presidência da República, já havia publicado mensagem em rede social na qual afirmava que ele havia deixado o país: "Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA".

Weintraub deixou o país no mesmo dia em que o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de apreensão de seu passaporte para evitar que ele saísse do Brasil.

Como ministro, Weintraub tem passaporte diplomático, o que pode ter facilitado a sua entrada nos EUA, mesmo com as restrições motivadas pela  pandemia da Covid-19. 

Weintraub responde a dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal

O ex-ministro é investigado em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal e apura a disseminação de fake news e ameaças a ministros do tribunal. "Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF", afirmou em reunião ministerial em 22 de abril.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, pediu a retirada de Weintraub do inquérito, por meio de um pedido de habeas corpus, mas, na quarta (17), por 9 votos a 1, o STF rejeitou.

Ele também responde a outro inquérito no Supremo, este a pedido da Procuradoria Geral da República, para apurar suposto crime de racismo. Em abril, Weintraub publicou mensagem em uma rede social indicando que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise do coronavírus. Na mesma postagem, ele ridicularizou o fato de alguns chineses, quando falam português, trocarem a letra R pela letra L.

Nas redes sociais, oposição criticou a saída de Weintraub do Brasil. 

Você viu?




Weintraub vai assumir cargo nos Estados Unidos

O Banco Mundial recebeu, nesta sexta-feira (19), a indicação do governo brasileiro para que Abraham Weintraub passe a integrar os quadros da instituição. Em nota encaminhada à imprensa, o Banco disse que recebeu uma comunicação oficial das autoridades brasileiras que indica o Sr. Abraham Weintraub para Diretor Executivo, representando o Brasil e demais países do seu grupo (constituency) no Conselho de Diretores Executivos do Grupo Banco Mundial.

O tempo de seu mandato, no entanto, não passaria de três meses. "Se eleito pelo seu constituency, ele cumprirá o restante do atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020", diz a instituição, ressaltando que, daqui a quatro meses, "será necessária uma nova nomeação e nova eleição."

Confira a nota na íntegra

"O Banco Mundial recebeu uma comunicação oficial das autoridades brasileiras que indica o Sr. Abraham Weintraub para Diretor Executivo representando o Brasil e demais países do seu grupo (constituency) no Conselho de Diretores Executivos do Grupo Banco Mundial. Se eleito pelo seu constituency, ele cumprirá o restante do atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando será necessária uma nova nomeação e nova eleição. Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial, mas representantes dos nossos 189 acionistas."