"Secom não será usada": Governo nega anunciar em sites de Fake News

Relatório feito pela CPMI das Fake News afirma que Governo Federal publicou 653.378 anúncios em 47 canais de notícias falsas. Chefe da Secom nega

Fábio Wajngarten, chefe da Secom do governo
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Fábio Wajngarten, chefe da Secom do governo

O secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, afirmou que não houve  investimento em sites de Fake News por parte da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). A fala foi feita em uma coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira (3).

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A declaração da Secom foi feita após um relatório realizado pela CPMI das Fake News ter afirmado que o Governo Federal publicou 653.378 anúncios em 47 canais de notícias falsas. 

"A Secom não será usada. A Secom não fez investimento de nenhum real em qualquer blog que seja por minha determinação. Na Secom do presidente Bolsonaro não há desvios, não há favorecimento", afirmou o chefe da secretaria Fábio Wajngarten .

O secretário de Publicidade, Glen Valente, explicou que "o investimento que foi referido na mídia hoje, ele foi utilizado via uma plataforma do Google que chama Adsense , que na verdade ela é utilizada via as agências de publicidade. A secom não compra nada diretamente".

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Os dados analisados abrangem canais que mais veicularam inserções da campanha "Nova Previdência" do governo , entre 6 de junho e 13 de julho de 2019. 

O documento da CPMI das Fake News foi produzido por consultores legislativos com base em informações enviadas pela Secretaria de Comunicação Social , por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). O relatório da CPMI das Fake News foi revelado pelo jornal O Globo .

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Veja o pronunciamento da Secom sobre anúncios em sites de Fake News :