Alexandre de Moraes tem maioria: STF deve manter inquérito das fake news

Inquérito das fake news está sendo conduzido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Investigação foi aberta em março de 2019

Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro do STF, Alexandre de Moraes

O inquérito do Supremo Tribunal Federal (  STF  ) sobre fake news e ameaças contra a corte deve ser mantido, segundo divulgou na tarde desta quinta-feira (28) a coluna Painel, da Folha de S. Paulo . A maioria dos ministros é contra a suspensão que foi pedida pelo Procurador-Geral da República , Augusto Aras. 

Leia também: Moro defende STF: "Ameaças e notícias falsas não são liberdade de expressão"

Ao menos sete dos 11 ministros do STF são a favor da permanência do inquérito. Os magistrados têm conversado por meio de videoconferência e devem votar nos próximos dias a suspensão da investigação .

O inquérito está sendo conduzido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes . A investigação foi aberta em março de 2019 e já era vista como polêmica. 

Você viu?

Na época Raquel Dodge, então procuradora-geral, também pediu a suspensão. O inquérito das fake news é visto por alguns como ilegal por ter sido aberto pelo mesmo órgão que irá julgá-lo. 

Leia também: Eduardo Bolsonaro vê 'momento de ruptura' com inquérito do STF

Quando Augusto Aras assumiu a procuradoria-geral, ele foi a favor do inquérito, mas nesta quarta-feira (27) mudou de opinião e pediu que investigação fosse cancelada. Nesta quinta, o ministro do STF Edson Fachin pediu para o presidente da corte, Dias Toffoli, agendar um plenário para votar o pedido de Aras.