Com decisão de Moraes, PF fica sob comando de Disney Rosseti, indicado por Moro

Atual equipe seguirá tocando investigações que miram aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, segundo Moro, provocam preocupação nele

Delegado Disney Rosseti
Foto: Alesp / Divulgação
Delegado Disney Rosseti

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou a posse do novo diretor-geral, a Polícia Federal segue sob o comando interino da equipe do diretor-geral Maurício Valeixo, que o presidente Jair Bolsonaro queria demitir do cargo e acabou gerando a crise com o ex-ministro Sergio Moro.

Leia também: Por falta de leitos, pacientes com Covid-19 aguardam internações em cadeiras

O número dois de Valeixo era o diretor-executivo Disney Rosseti , que agora passa a responder interinamente pelo comando da corporação. Fontes da PF avaliam que o impasse jurídico deve demorar para ser resolvido e isso vai prolongar a permanência de Rosseti.

O novo diretor-geral Alexandre Ramagem chegou a despachar na PF ontem e fez uma videoconferência com superintendentes estaduais. Segundo a colunista Bela Megale, ele tranquilizou os superintendentes de que não haveria mudanças bruscas e também fez gestos de conciliação com Valeixo, que também participou da reunião. Agora, sua situação fica indefinida, já que Ramagem já deixou o comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), onde estava atuando antes de ser nomeado para comandar a PF.

A atual equipe montada por Valeixo também tem como diretor de investigação e combate ao crime organizado Igor Romário de Paula, que atuou na Lava-Jato pela PF de Curitiba e agora é um dos delegados responsáveis pelo inquérito das fake news, justamente uma das preocupações de Bolsonaro. Diante da instabilidade, o ministro do STF Alexandre de Moraes chegou a proferir decisão determinando que, independente de qualquer mudança, Igor Romário continue com o caso. Com a interinidade de Rosseti , Igor Romário segue em suas funções.

Você viu?

Isso significa que a equipe montada por Valeixo continuará tocando os inquéritos que preocupavam Bolsonaro , como o das fake news. Outras apurações também ficarão a cargo da PF , como o inquérito que apura as acusações feitas por Moro a Bolsonaro de interferências indevidas na Polícia Federal, o inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos e também uma investigação por racismo contra o ministro da Educação Abraham Weintraub.

Em sua decisão, Moraes afirmou que havia desvio de finalidade na nomeação de Ramagem e entendeu que ela foi feita por Bolsonaro para satisfazer seus interesses pessoais em detrimento dos princípios da administração pública.

Leia mais: Declaração irônica de Bolsonaro gera revolta em parentes de mortos pela Covid-19

Ao anunciar seu pedido de demissão, Moro afirmou que Bolsonaro desejava fazer interferências políticas na PF, frear investigações contra aliados seus (como o inquérito das fake news) e obter informações de inteligência da corporação, atitudes que o ex-ministro considerou inaceitáveis.