Deputados do PSL vão entrar com pedido de impeachment de João Doria

Segundo parlamentares, governador cometeu crime de responsabilidade ao pedir helicóptero da PM para uso do Palácio dos Bandeirantes

Governador de São Paulo, João Dória
Foto: Agência Brasil
Governador de São Paulo, João Dória

Um grupo de deputados paulistas do PSL vão protocolar nesta quarta-feira (22) um pedido de impeachment contra o governador João Doria (PSDB) na Assembleia Legislativa de São Paulo. A informação é colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo .

O documento é assinado pelos parlamentares Gil Diniz, Douglas Garcia, Major Mecca, Frederico D'Ávila e Valéria Bolsonaro e elenca 19 pontos que eles acreditam que o tucano cometeu crime de responsabilidade.

Leia também: São Paulo atinge 1.093 mortes por Covid-19 e 15,3 mil casos

Ainda de acordo com os deputados, Doria cometeu "ilegalidades, imoralidades e condutas pouco republicanas". Umas das acusações é a de que o governador quebrou o decoro do cargo ao pedir a transferência de um helicóptero da Polícia Militar para uso do Palácio dos Bandeirantes. À época ele acabou desistindo após ser questionado.

O pedido de impedimento também cita o monitoramento da população do estado de São Paulo por meio de parceria com empresas de telefonia. Essa está sendo a estratégia usada pelo governo estadual para avaliar se a população esta cumprindo o isolamento social.

Leia também: Isolamento em São Paulo cai para 51%; só sete cidades cumprem meta de 70%

Por fim, o texto ainda aponta a "montagem de hospital temporário de campanha com valor abusivo e desarrazoado". A observação se refere aos leitos de campanha erguidos no complexo esportivo Constâncio Vaz Guimarães por R$ 42 milhões.