Parlamentares discutem adiamento de eleições municipais
Caso pandemia não amenize até junho, pleito deve ser adiado; novas datas em discussão são 15 de novembro e 6 de dezembro, diz jornal
Por iG Último Segundo |
Parlamentares e dirigentes partidários vêm discutindo a possibilidade de adiar as eleições municipais deste ano em função da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo informações obtidas pela Folha de S.Paulo , a proposta seria realizar o primeiro turno no dia 15 de novembro e o segundo no dia 6 de dezembro.
Leia também: Maior parte de tuítes a favor de Bolsonaro vem de robôs
Ainda de acordo com a Folha, parlamentares têm discutido a possibilidade de adiamento em uma série de reuniões virtuais. Com o isolamento social , as convenções partidárias e a campanha eleitoral ficam prejudicadas.
Mesmo que as eleições sejam adiadas, a duração dos atuais mandatos deve se manter. Até agora, os líderes partidários que participaram dos encontros defendem que a posse dos novos eleitos aconteça no dia 1º de janeiro de 2021.
Leia também: Ministérios gastaram parte de verbas que seriam usadas contra Covid-19, diz AGU
Apesar das especulações, o tema só deverá voltar a ser discutido em junho. Até lá, estão mantidas as datas oficiais das eleições municipais , com primeiro turno acontecendo no dia 4 de outubro e o segundo no dia 25 do mesmo mês.