Ministério da Saúde não sabe quantos testes de Covid-19 foram feitos

Ministério não está realizando acompanhamento das testagens, apenas sabe informar quantos testes foram distribuídos. Casos estão subnotificados

Ministério da Saúde distribuiu mais de 500 mil testes, mas não sabe quantos foram realizados
Foto: Pedro Rafael Vilela/ Agência Brasil
Ministério da Saúde distribuiu mais de 500 mil testes, mas não sabe quantos foram realizados

O Ministério da Saúde afirmou não saber quantos testes do novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram feitos no Brasil, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (7) pela Folha de S. Paulo . A pasta não está realizando um acompanhamento das testagens, apenas soube informar quantos testes foram disponibilizados pelo Ministério.

Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real

O Ministério da Saúde distribuiu 500 mil testes rápidos, que mostram o resultado em 20 minutos, mas o diagnóstico não é tão preciso, e  58 mil testes de biologia molecular (o PCR), que é mais demorado, mas dá um resultado mais confiável.

No Brasil, onde há 13.717 diagnósticos e 667 mortes, apenas os casos com sintomas de Covid-19 graves estão sendo testados. Isso significa que o número atual de casos está subnotificado, ou seja, como não são todas as pessoas que estão sendo testadas, pode haver mais casos do que o informado.

Leia também: De gripezinha a "não é tudo isso": vezes em que Bolsonaro minimizou coronavírus

Para chegar próximo ao verdadeiro número de casos no país, o Ministério da Saúde irá realizar um teste em massa, onde 100 mil brasileiros serão testados aleatoriamente, em todas as regiões do país. Os testes em massa será realizado a cada duas semanas, em cerca de 33 mil pessoas.