Ministro do STF manda dinheiro da Petrobras ir para combate ao coronavírus

Fundo montado com dinheiro recuperado pela Operação Lava Jato como reparo às fraudes na estatal antes seria encaminhado para a Educação

Ministro do STF Alexandre de Moraes
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Ministro do STF Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (22) que o dinheiro do fundo da Petrobras recuperado pela Operação Lava Jato em decorrência das fraudes na estatal seja encaminhado para o combate ao novo coronavírus . Com a decisão, o Ministério da Saúde vai contar com vaor extra de R$ 1,6 bilhão que antes seria enviado à área da Educação.

A decisão de Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). Antes de fazer a determinação para que os recursos seja enviados ao Ministério da Saúde, no entanto, o ministro ouviu o Congresso Nacional e o governo federal, que também concordaram com a medida.

Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real

Os recursos recuperados da Petrobras somam R$ 2,6 bilhões e já tinham sido divididos em setembro do ano passado, quando o Moraes, relator de uma ação sobre a destinação do fundo, validou os termos de um acordo para a distribuição da verba.