Augusto Heleno recusou Casa Civil antes de convite feito a Braga Netto

Jair Bolsonaro conversou com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional na semana passada antes de cogitar nome de general

Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno
Foto: Marcos Corrêa/PR
Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno

Na busca por um nome para substituir Onyx Lorenzoni na Casa Civil , o presidente Jair Bolsonaro convidou na semana passada o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno , para assumir o cargo. Heleno, no entanto, recusou.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, a negativa se deu porque Heleno, que é general da reserva do Exército, sente-se à vontade no posto que ocupa desde o início do governo.

Diante da negativa, nesta quarta-feira (12) Bolsonaro convidou o general Walter Souza Braga Netto , 62, para assumir o ministério da Casa Civil no lugar de Onyx Lorenzoni , que deve ser realocado para o comando da pasta da Cidadania, comandada por Osmar Terra.

Leia também: iscreto e moderado, general convidado para a Casa Civil foi interventor no Rio

Chefe do Estado-Maior do Exército, em 2018 Braga Netto foi escolhido pelo então presidente Michel Temer para comandar a intervenção militar federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro.