Onyx nomeia delegado da Polícia Federal para substituir Vicente Santini

Marcos Paulo Cardoso Coelho da Silva foi escolhido pelo ministro depois do episódio em que Santini usou avião da FAB para ir de Davos à Índia

Ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil
Foto: Sidney Lins Jr.
Ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil

O ministro Onyx Lorenzoni , da Casa Civil , escolheu um delegado da Polícia Federal (PF) para substituir o ex-secretário-executivo Vicente Santini , que foi exonerado após usar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar de Davos, onde participou do Fórum Econômico Mundial, para a Índia, onde se encontrou com a comitiva do presidente Jair Bolsonaro. O novo nome que ocupará a cadeira de número 2 da Casa Civil é Marcos Paulo Cardoso Coelho da Silva, que já atuava como assessor especial da pasta desde 2009.

Pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade do Amazonas e bacharel em Direito pelo Uniceub (DF), Silva trabalhou como chefe de gabinete do ex-diretor-geral da Polícia Federal de Fernando Segovia, em 2017. Ele também chefiou delegacias especializadas e a Assessoria Parlamentar da PF.

Leia também: Reforma ministerial está descartada e Weintraub continua no MEC, diz Onyx

A escolha de Silva ocorreu após Santini ser exonerado de seu antigo cargo e ganhar uma nova posição no governo. Depois da repercussão negativa, Bolsonaro acabou o desligando pela segunda vez e determinou que as atribuições da Casa Civil fossem reduzidas com a transferência do Programa de Parceria de Investimento (PPI) para o Ministério da Economia.