Cotado para a prefeitura do Recife, Mendonça quer fim da hegemonia do PT e PSB

Ex-ministro do governo Temer fez duras críticas aos últimos vinte anos da gestão municipal na capital pernambucana

“A capital pernambucana vem já vinte anos sendo governada sucessivamente por governos do PT e do PSB˜, disse
Foto: Foto: Rampini Produções/Divulgação
“A capital pernambucana vem já vinte anos sendo governada sucessivamente por governos do PT e do PSB˜, disse

Cotado para ser candidato a prefeito do Recife pelo bloco de oposição, o ex-governador e e x-ministro Mendonça Filho (DEM) fez duras críticas aos últimos vinte anos da gestão municipal na capital pernambucana.

Mendonça participou, na tarde desta terça-feira (4), do 6º Fórum Lide de Educação , em São Paulo. Questionado sobre os planos para concorrer ao cargo de prefeito, o ex-ministro da Educação do governo de Michel Temer garantiu que a candidatura só será definida em 2020. “Ainda há muita discussão no bloco de oposição”, afirma.

Atualmente, ele diz que o foco é criar um diagnóstico crítico com relação aos últimos governos. “A capital pernambucana vem já vinte anos sendo governada sucessivamente por governos do PT e do PSB e o sentimento de mudança é muito forte”, alega Mendonça.

O Partido dos Trabalhadores governou o Recife de 2001 a 2011, com João Paulo (hoje no PC do B), e o vereador João da Costa (PT). Já o PSB está à frente da gestão municipal com o prefeito Geraldo Julio desde 2012.

Segundo o ex-governador tal hegemonia não deve se manter pelos próximos anos. “Há uma certa fadiga no material apresentado. O que a gente precisa apresentar é um projeto alternativo pra a população do Recife que signifique um horizonte de mudança”, avalia.

Sobre o interesse pessoal em assumir a pasta, Mendonça desconversou. Para o ex-ministro, o debate não deve ser no campo pessoal. “Eu sou um homem público e tenho política no sangue, é evidente que as disputas estarão sempre presentes em minha vida, mas não é um projeto de ordem pessoal. Tem que significar algo além disso”, concluiu.

Em abril de 2006, Mendonça assumiu o governo de Pernambuco em substituição a Jarbas Vasconcelos, que deixou o cargo para disputar uma vaga de senador da República.