Agência Brasil

A discussão sobre a posse e o porte de armas de fogo tem ocupado a agenda do Congresso desde o começo do ano
Fotos públicas/reprodução
A discussão sobre a posse e o porte de armas de fogo tem ocupado a agenda do Congresso desde o começo do ano

O plenário da Câmara dos Deputados vai tentar votar esta semana o projeto de lei (PL 3.723/2019) que amplia a posse e o porte de armas de fogo no País. O projeto do Poder Executivo permite a concessão de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento.

Leia também: "Não somos casados", diz Bolsonaro ao comentar novos áudios de Queiroz

Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais. O porte de armas consiste na autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Já a posse só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.

Entre outros pontos, o texto do relator da proposta, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas desde que comprovados alguns requisitos, como bons antecedentes e apresentação de laudo psicológico.

O relator também incluiu em seu parecer que cidadãos poderão obter a licença se comprovarem a efetiva necessidade devido aos riscos da profissão (como transporte de valores e de materiais controlados) ou por terem sofrido alguma ameaça contra si ou seu dependente. A concessão dessa licença exigirá aos menos 25 anos de idade e os mesmos requisitos da posse, como laudo psicológico e bons antecedentes.

Leia também: Bolsonaro afirma que 'toda a esquerda' está contra o PSL

A oposição tem divergências com pontos do relatório, como a diminuição da idade para o porte e o porte de armas de fogo permanente para quem trabalha com transporte de valores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!