Áudio mostra Bolsonaro articulando derrubada de líder do PSL, diz revista

Áudio gravado no Palácio do Planalto mostra presidente Jair Bolsonaro explicando que tentava coletar assinaturas para retirada do Delegado Waldir do posto de líder. Indicação de Eduardo para cargo também foi protocolada

Foto: Luiz Gomes/Agência O Globo
Bolsonaro

Após um início de madrugada repleto de brigas pela liderança do Partido Social Liberal (PSL) na Câmara, um áudio gravado dentro do Palácio do Planalto mostra o presidente Jair Bolsonaro tentando convencer deputados a derrubar o Delegado Waldir do atual posto dele como líder da legenda.

Segundo o colunista Guilherme Amado, da revista Época, a conversa foi gravada na tarde da quarta-feira, antes da sequência de documentos a favor e contra a saída do Delegado Waldir e entrada do filho de Jair Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro, causar confusão no fim da noite.

Leia também: Ao som de 'Ciumeira', Maia reúne PSL anti-Bolsonaro em churrasco para Frota

“Estamos com 26 [assinaturas], falta uma assinatura para a gente tirar o líder e colocar outro. A gente acerta. Colocando outro agora, dezembro tem eleições para futuro líder. A maneira como tá, que poder tem na mão atualmente o presidente, o líder aí?", questiona Jair Bolsonaro no áudio .

Continua após a publicidade

O presidente da República fala, ainda, que não é favorável à criação da lista, e sim a eleições diretas, “mas no momento você não tem outra alternativa”, garante. O Palácio ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Leia também: Deputados tentam destituir líder do PSL e 'abrir espaço' para Eduardo Bolsonaro

No momento, a liderança da legenda é incerta e a mesa diretora da Câmara, composta por sete pessoas, deve ser responsável pela decisão. Entre os membros da mesa estão o presidente da Câmara Rodrigo Maia e o presidente do PSL, Luciano Bivar .

Ativo nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro ainda não tinha se pronunciado publicamente sobre as reviravoltas para a liderança do partido na manhã desta quinta-feira (17).