Uma suposta agenda secreta do Ministro Meio Ambiente, Ricardo Salles , foi divulgada neste sábado. Desde a última quinta-feira, o ministro viaja pela Europa para encontro com investidores e reuniões sobre ações ambientais. No site oficial do ministério, porém, não há informações exatas sobre a natureza de alguns desses compromissos.
Uma investigação realizada em parceria entre o portal The Intercept Brasil e a unidade de jornalismo investigativo do Greenpeace, porém, confirma encontros marcados entre Salles representantes de empresas ligadas à produção de agrotóxicos.
De acordo com o conteúdo divulgado pelo portal, na segunda-feira o ministro participará de uma reunuião com representantes da farmacêutica alemã Bayer , hoje uma fusão com a gigante Monsanto, uma das principais produtoras de sementes e defensivos agrícolas do mundo.
Ainda na segunda-feira, Salles possui mais dois compromissos fora da agenda pública: com a empresa química BASF - outra responsável pela venda de defensivos agrícolas para o Brasil - e com a montadora de veículos Wolkswagen.
Desde o início da sua atuação no governo, Ricardo Salles é alvo de protestos e críticas de organizações e ativistas ambientais. Recentemente, a imagem negativa do ministro voltou a chamar atenção devido aos dados que confirmam o desmatamento acelerado na Amazônia.