Em suposta agenda, Ricardo Salles se encontrará com produtoras de agrotóxicos

Investigação divulgada pelo portal The Intercept Brasil afirma que Ministro do Meio Ambiente possui agenda secreta na Europa

Uma suposta agenda secreta do Ministro Meio Ambiente, Ricardo Salles , foi divulgada neste sábado. Desde a última quinta-feira, o ministro viaja pela Europa para encontro com investidores e reuniões sobre ações ambientais. No site oficial do ministério, porém, não há informações exatas sobre a natureza de alguns desses compromissos.

Ricardo Salles
Foto: Paulo Guereta/Photo Premium/Agencia O Globo - 26.8.19
Ricardo Salles

Uma investigação realizada em parceria entre o portal The Intercept Brasil e a unidade de jornalismo investigativo do Greenpeace, porém, confirma encontros marcados entre Salles representantes de empresas ligadas à produção de agrotóxicos.

De acordo com o conteúdo divulgado pelo portal, na segunda-feira o ministro participará de uma reunuião com representantes da farmacêutica alemã Bayer , hoje uma fusão com a gigante Monsanto, uma das principais produtoras de sementes e defensivos agrícolas do mundo.

Ainda na segunda-feira, Salles possui mais dois compromissos fora da agenda pública: com a empresa química BASF - outra responsável pela venda de defensivos agrícolas para o Brasil - e com a montadora de veículos Wolkswagen.

Desde o início da sua atuação no governo, Ricardo Salles é alvo de protestos e críticas de organizações e ativistas ambientais. Recentemente, a  imagem negativa do ministro voltou a chamar atenção devido aos dados que confirmam o desmatamento acelerado na Amazônia.