Wilson Witzel plagiou trechos de dissertação de mestrado, diz site

Trabalho de conclusão de mestrado do governador do Rio de Janeiro contém mais de 60 trechos copiados de outros autores, sem os devidos créditos

Foto: Roberto Casimiro / Agência O Globo
Wilson Witzel apresentou sua dissertação de mestrado em 2010

A dissertação de mestrado em Direito Processual Civil do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, tem mais de 60 parágrafos copiados de outros autores, segundo investigação da BBC News Brasil . De acordo com o site, há no trabalho de Witzel até mesmo um artigo e um capítulo copiados na íntegra.

Leia também: Governador de Minas Gerais homenageia a si mesmo

O ex-juiz Wilson Witzel defendeu sua dissertação em 2010 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O trabalho “Medida Cautelar Fiscal” trata da cobrança de dívidas fiscais por via judicial. Nele, de acordo com a apuração da BBC , 63 parágrafos são copiados de seis autores. 

Continua após a publicidade

Entre estes autores, cinco sequer são citados na bibliografia da dissertação. O único cujo nome aparece nas referências, é citado por outro texto, não o utilizado por Witzel. Somados, os trechos copiados equivalem a 19 das 118 páginas do miolo. Isto representa 16% do trabalho.

Leia também: Deputados protocolam pedido de CPI para investigar Sergio Moro

À BBC , a assessoria de Wilson Witzel afirmou que “como toda obra acadêmica, a tese de Witzel se utiliza de citações de diferentes autores e fontes que compõem a abordagem teórica sobre o tema". Os trechos em questão, no entanto, não citam as fontes.

Em nota, a UFES informou que investigará o caso.