Filho de Garotinho e Rosinha, deputado Wladimir Garotinho defende lei do abuso de autoridade
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Filho de Garotinho e Rosinha, deputado Wladimir Garotinho defende lei do abuso de autoridade

Filho do casal de ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheuspresos na terça-feira (3) e libertados nesta quarta (4), o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD-RJ) subiu à tribuna da Câmara à tarde para comemorar a soltura dos pais e sair em defesa da sanção da lei do abuso de autoridade aprovada pelo Congresso no mês passado. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem até esta quinta para vetar ou sancionar o texto. Ele já avisou que o projeto deve ter mais de 20 vetos .

Menos de 24 horas depois de terem sido presos preventivamente, os ex-governadores foram beneficiados por decisão do desembargador Siro Darlan , plantonista do Tribunal de Justiça, que mandou soltar o casal. Garotinho saiu do presídio de Benfica, na Zona Norte, por volta das 10h30. Já Rosinha deixou o Complexo de Gericinó por volta de 12h40.

"[Aos que] fizeram piadas de mau gosto, saibam que hoje foi com os meus pais. Amanhã, pode ser com qualquer um de vocês. Qualquer cidadão deste país está ficando à mercê da simpatia ou da antipatia dos maus agentes da lei. A Lei de Abuso de Autoridade não é somente necessária, não. Ela é a única solução para frear os canalhas, que se fingem de salvadores da pátria e usam a Justiça para fazer justiçamento", declarou Wladimir, no plenário da Câmara.

O deputado leu trechos da decisão de Darlan e apontou que "o suposto crime aos meus pais imputado seria de caixa dois eleitoral de uma denúncia feita há mais de cinco anos, sem nenhum fato novo e sem nenhuma prova material.

Você viu?

"A decretação da prisão se deu apenas com a alegação de que, por Garotinho ser uma pessoa influente, ele poderia atrapalhar as investigações e constranger testemunhas", afirmou o parlamentar, criticando a escolha das testemunhas da ação contra os pais, que segundo ele demonstram "o caráter político desse processo".

Ex-governador Anthony Garotinho deixou a prisão
Marcelo Theobald / Agência O Globo
Ex-governador Anthony Garotinho deixou a prisão

O parlamentar prosseguiu dizendo que um grupo da Justiça local de Campos dos Goytacazes (RJ) vem perseguindo sua família "já não é de hoje", por interesses políticos e financeiros.

Leia também: Ao sair da cadeia pela quarta vez, Garotinho diz ter 'consciência tranquila'

"Se a Lei de Abuso de autoridade não for sancionada logo, preservando a sua essência, e não houver um novo regramento jurídico, que permita a apresentação de novas provas após a condenação em primeira instância, haverá contaminação de toda a marcha processual. Eu agradeço a Deus por ter nos dado uma resposta rápida, em menos de 12 horas, porque eu fiquei uma noite sem dormir. Mas eu confio na Palavra de Deus que diz que o choro pode durar uma noite, mas que a alegria vem pela manhã. A minha mãe e o pai já estão em casa, mas esses canalhas...", concluiu o filho de Garotinho .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!