Moro diz que escondeu doação após palestra por "soar como autopromoção"
Ministro omitiu uma palestra remunerada que fez em 2016 na prestação de contas ao TRF4; ele justifica que doou o valor recebido para caridade
Por iG Último Segundo |
04/08/2019 16:52:08Sergio Moro voltou a falar em seu Twitter sobre uma palestra remunerada, que deu na cidade de Novo Hamburgo (RS) em setembro de 2016 ainda como juiz, ao grupo de comunicação Sinos e que foi revelada na série ‘Vaza Jato’, do site The Intercept.
Na madrugada deste domingo (04), a Folha de S. Paulo publicou uma nota em que dizia que o ministro da Justiça e Segurança Pública não declarou essa palestra remunerada ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região e que isso seria contra a lei.
Em resposta Moro disse que não relatou a palestra remunerada por “puro lapso” e que o valor de R$ 10 mil foi doado a entidade beneficente Pequeno Cotolengo, que trabalha pelos cuidados de pessoas com deficiência.
Após a declaração, o jornal voltou a publicar uma nota dizendo que o ministro “distorceu” a matéria por ter questionado que fez o cadastro e que isso seria “mais importante do que a caridade”.
Novamente Sergio Moro usou suas redes sociais para se pronunciar contra a Folha de S. Paulo e criticou a publicação por não ter postado seu direito de resposta. Em sua série de explicações o ex-juiz escreveu que em 2016 não foi totalmente sincero e que escondeu os ganhos da palestra por “soar como inadequada autopromoção”.
Leia também: Assessor do GCI, general Villas Bôas defende uso de maconha medicinal
Leia o tweet de Moro abaixo:
Em 2016 não fui totalmente sincero.Escondi a doação à caridade decorrente da palestra,pois achei que poderia soar como inadequada autopromoção.Escusas agora pela revelação,mas preciso dela contra falsos escândalos.Há outras doações,mas os fatos importam mais do que a publicidade.
— Sergio Moro (@SF_Moro) August 4, 2019