Lucas Cézar dos Santos de Souza, filho adotivo da pastora e deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, foi julgado na última terça-feira (30) em um processo por tráfico e associação para o tráfico na Vara da Infância de Niterói.
Como o rapaz, atualmente com 18 anos, era menor na época dos delitos, a pena recebida por ele foi uma medida socioeducativa de semiliberdade - em que o condenado fica livre durante o dia e tem de dormir em uma unidade do Degase. Lucas já está preso temporariamente por suspeita de participação na morte do pastor Anderson do Carmo de Souza, seu pai adotivo e marido de Flordelis .
Leia também: Caso Flordelis: Advogado da família do pastor quer apuração sobre envenenamento
O rapaz terá que cumprir a medida no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) de Niterói. A sentença da Vara da Infância não estabeleceu um tempo específico de internação para Lucas. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que os menores infratores não são condenados a um tempo de pena determinado. A situação de cada um deles deve ser reavaliada pela Justiça em um prazo máximo de seis meses. Como já está preso pela morte de Anderson, o filho de Flordelis não poderá começar a cumprir a medida socioeducativa.
O filho de Flordelis, à época com 17 anos, foi apreendido em flagrante no dia 15 de maio do ano passado, em uma boca de fumo na comunidade da Cocada, em Niterói, com um radiotransmissor. O rapaz foi levado para a delegacia e liberado após se comprometer a se apresentar no Ministério Público. O rapaz acabou faltando uma das audiências do caso na Justiça, por isso foi determinada sua busca e apreensão.
Lucas foi preso no dia da morte do pastor, 16 de junho, na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), responsável pela investigação do assassinato. Num primeiro momento, o rapaz foi detido por causa do mandado pelo crime de tráfico de drogas. Quatro dias após o crime, a Justiça decretou sua prisão temporária por participação na morte do padrasto.
Leia também: Neta de Flordelis faz desabafo em rede social: "Crueldade do ser humano"
Além de Lucas, Flávio dos Santos de Souza, filho biológico apenas de Flordelis, também está preso temporariamente por suspeita de envolvimento na morte do pastor Anderson.