Bolsonaro condena Rui Costa por negar PM em evento na Bahia

Presidente reclamou da falta de policiais militares na inauguração do aeroporto Gláuber Rocha, em Vitória da Conquista

Bolsonaro durante cerimônia de inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA)
Foto: Alan Santos/PR - 23.7.19
Bolsonaro durante cerimônia de inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA)


O presidente Jair Bolsonaro acusou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), de colocar a população em risco ao negar que a Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros atuassem na segurança da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira (23). Segundo o porta-voz, Otávio do Rêgo Barros , Bolsonaro classificou a atitude como "irresponsável."

Leia também: 'Temos um presidente que odeia o povo do Nordeste', diz governador da Bahia

Em declaração à imprensa, Rêgo Barros disse que a segurança pessoal do presidente não foi colocada em risco em nenhum momento, uma vez que atuaram integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI ), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas. Ele justificou que a PM atuaria na segurança de área, ou seja, no entorno de onde ocorreu o evento, mas Rui Costa não permitiu o efetivo.

"Em contrapartida, a ação irresponsável daquele governante deixou vulnerável a população baiana que prestigiou a sua presença. Caso houvesse ocorrido algum tipo de tumulto, brigas, desentendimentos, a Polícia Militar não estaria presente para resolver o problema", disse o porta-voz, reproduzindo uma declaração do presidente.

Leia também: Bolsonaro diz que governo da Bahia vetou presença da PM em evento: "Lamentável"

Rêgo Barros disse que, "mesmo com a celeuma que o governador da Bahia quis criar nesta visita, inclusive colocando em risco a segurança do presidente e sua comitiva, a inauguração foi coroada de êxito."

Leia também: Governador da Bahia cancela evento com Bolsonaro após frase sobre nordestinos

Em entrevista à "Rádio Metrópole", na manhã desta terça-feira, Rui Costa argumentou que, se a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha é evento federal, a segurança deve ser feita por forças federais, e não pelo efetivo policial do estado. Pelo Twitter, ele classificou a acusação de Bolsonaro como uma "falsa polêmica".