Chico de Oliveira, um dos fundadores do PT, morre aos 85 anos em São Paulo

A causa da morte não foi divulgada; Chico de Oliveira rompeu com o PT em 2003, quando se filiou ao Psol; velório acontece nesta quarta na USP

Foto: Reprodução/TV Cultura
Chico de Oliveira era professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

O sociólogo Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira morreu na madrugada desta quarta-feira (10) em São Paulo, aos 85 anos. Chico de Oliveira, como era conhecido, foi um dos fundadores do  PT  e estava afastado desde 2003, quando se filiou ao PSOL. 

Leia também: Carlos responde Gen. Heleno e diz que é "traumatizado com o que pode acontecer"

A causa da morte não foi divulgada. O velório acontecerá hoje, dia 10 de julho, das 17h às 22h, no Salão Nobre do Prédio da Administração da FFLCH, Rua do Lago 717, Cidade Universitária, São Paulo. 

Continua após a publicidade

Atualmente, Chico de Oliveira era professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Nascido em Recife em 1933, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1956, e ingressou como docente na FFLCH em 1988.

O sociólogo atuava lecionando, orientando e pesquisando na área de Planejamento Urbano e Regional, Estudos Industriais e Economia Regional. Foi também coordenador-executivo do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedi).

Leia também: Ex-governador Anthony Garotinho volta a usar tornozeleira eletrônica

Em 2004, o fundador do PT  recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas, pelo livro "Crítica à razão dualista/O ornitorrinco", publicado pela editora Boitempo.