Três assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foram presos em operação que investiga candidaturas laranjas do PSL
Isac Nóbrega/PR - 30.5.19
Três assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foram presos em operação que investiga candidaturas laranjas do PSL

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio , disse nesta quarta-feira que tem a "consciência 100% tranquila" em relação à apuração sobrecandidatos-laranja no PSL  de Minas Gerais, cujo diretório liderava na época investigada. Ele falou a jornalistas ao participar de reinauguração do aeroporto de Bonito, no Mato Grosso do Sul. As informações são do G1 .]

Leia também: Senador pede criminalização do caixa dois em relatório, mas votação é adiada

 A Polícia Federal (PF) indiciou os três assessores ligados ao ministro do Turismo  pelo caso de desvios de recursos por meio de  candidaturas-laranja no ano passado. Eles haviam  sido presos temporariamente na quinta-feira passada, durante a Operação Sufrágio Ostentação, e  foram soltos nesta segunda-feira.

"O que eu posso afirmar é que, à frente do partido em Minas Gerais, sempre agi estritamente dentro da legislação eleitoral. Jamais orientei ou sentei com qualquer candidato, orientei qualquer pessoa em meu nome. Então, minha consciência ela é 100% tranquila", afirmou o ministro.

A PF acusou Mateus Von Rondon, atual assessor especial do ministro; Roberto Silva Soares, que coordenou a campanha de Marcelo Álvaro Antônio ao cargo de deputado em 2018, e Haissander Souza de Paula, ex-funcionário do seu gabinete, pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, emprego ilícito do fundo eleitoral e associação criminosa. O ministro Marcelo Álvaro Antônio não figura entre os indiciados. Por causa de uma possível participação nesses crimes, também foram indiciadas quatro candidatas-laranja usadas para os desvios.

Você viu?

Leia também: Bolsonaro pede que Congresso evite "propostas populistas" e o "discurso fácil"

Em Bonito, Álvaro Antônio ressaltou não ter dúvidas de que sua lisura ficará comprovada ao fim do processo. "Não tenho dúvida que, num breve espaço de tempo, vai ser comprovada a minha lisura à frente do partido no estado de Minas Gerais. Permaneço tranquilo, trabalhando focado na geração de emprego e renda. O turismo é uma importante vertente da economia, e o trabalho continua absolutamente tranquilo, problema nenhum", comentou.

O indiciamento significa que a PF considerou haver indícios suficientes para imputar os crimes aos indiciados. Agora, o relatório é enviado para o Ministério Público, que avaliará se há elementos para oferecer denúncia.

Leia também: Deputado que chamou Moro de 'juiz ladrão' diz que se tornou alvo de ameaças

Segundo a PF, Mateus Von Rondon, principal elo com o ministro do Turismo , também teria recebido repasses das candidatas-laranja sem prestação de serviços, por meio de uma empresa aberta em seu nome. A defesa de Von Rondon negou as suspeitas de irregularidades, afirmou que o assessor prestou serviços gráficos às candidatas e acusou a investigação de ter motivação política.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!