Bolsonaro sugere reeleição: "Lá na frente, todos votarão (em mim), certeza"
Declaração foi dada em Eldorado, cidade do interior de São Paulo onde presidente passou parte da infância
Por Agência O Globo |
O presidente Jair Bolsonaro sugeriu nesta quinta-feira que pode tentar a reeleição ao discursar numa praça de Eldorado , cidade do interior de São Paulo onde passou boa parte da infância. Durante a campanha eleitoral, ele chegou a dizer que iria propor o fim do segundo mandato no Executivo.
Leia também: Em meio a polêmica, Bolsonaro chama Moro de "patrimônio nacional"
Foi a primeira vez que Bolsonaro visitou a cidade desde que foi eleito. O compromisso, fora da agenda oficial da Presidência, envolveu um encontro com sua mãe, Olinda, familiares e amigos de infância.
Na manhã desta quinta-feira, em uma fala que não durou mais do que dois minutos, Bolsonaro afirmou que "lá na frente", todos votarão nele.
"Muito obrigado a quem votou e quem não votou em mim", disse o presidente, antes de ser interrompido pelos aplausos do público e continuar: "Lá na frente, todos votarão, tenho certeza".
Leia também: Bolsonaro visita campo de grafeno e canta com a mãe no Vale do Ribeira
Você viu?
A postura é diferente do que o presidente falava durante a campanha presidencial. Em outubro do ano passado, ele propôs uma reforma política que acabasse com a reeleição e diminuísse o número de parlamentares:
"O que eu pretendo fazer é uma excelente reforma política para acabar com instituto da reeleição, que no caso começa comigo se eu for eleito, e diminuir um pouco, 15% ou 20%, a quantidade de parlamentares", disse Bolsonaro, em outubro.
Não é a primeira vez que Bolsonaro admite a possibilidade de concorrer a um segundo mandato. Numa entrevista à Rádio Jovem Pan em abril deste ano , o presidente afirmou que sua proposta de reforma política poderia envolver apenas a redução do tamanho da Câmara e Senado:
"A pressão está muito grande para que se eu estiver bem, que me candidate à reeleição", disse o presidente.
Leia também: Carlos Bolsonaro tem conta do Facebook suspensa por publicar crianças armadas
Apesar disso, ele disse que não pensa no assunto: "Se eu pensasse em reeleição faria uma reforma (da Previdência) light, ou não faria. Mas (sua eventual candidatura) poderia não sobreviver em 2022".
Depois da visita a Eldorado, Bolsonaro seguiu para o município vizinho de Miracatu, onde almoçou com lideranças locais e sobrevoou uma reserva de grafite e falou sobre o interesse internacional na exploração do grafeno.