O ministro da Educação, Abraham Weintraub, gravou um vídeo tocando sua gaita a música “Baião”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “para provar” sua ascendência cearense. O vídeo foi gravado em maio e publicado nas redes sociais de deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE).
“Estão falando por aí que minha família não é do Ceará. O Dr. Jaziel é testemunha que eu tenho os dois pés lá no Ceará. Um abraço para Santa Quitéria, um abraço para Ipu e para a metrópole Estados Unidos do Sobral”, diz o ministro no vídeo.
O deputado, em seguida, afirma que Weintraub já “provou que é cearense de sangue”. “É um cearense ilustre que está aqui em Brasília e vai ajudar o Ceará e o Brasil”.
Essa não é a primeira vez que o ministro é gravado tocando sua gaita. No fim de maio, servidores e visitantes do MEC se surpreenderam ao ver o ministro tocando saxofone e gaita no hall de entrada do prédio.
Ele estava almoçando quando soube que o coral da pasta fazia uma apresentação no local. Decidiu então pegar seus instrumentos, que ficam no gabinete, para se juntar ao grupo. A apresentação chamou a atenção dos funcionários e mais tarde um trecho dela foi compartilhada pelo próprio ministro da Educação em seu Twitter.
Nos vídeos feitos pela plateia que acompanhava a apresentação, o ministro da Educação aparece tocando a música "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos. A letra é cantada por membros do coral.