Governo prepara megacompra de 106 mil armas para polícias e Força Nacional

Esta será a primeira vez que pasta vai promover uma licitação desse porte; custo de R$ 444 milhões será dividido com governos estaduais; entenda

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Sergio Moro, prepara uma megalicitação para a aquisição
Foto: Marcos Corrêa/PR - 10.5.19
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Sergio Moro, prepara uma megalicitação para a aquisição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prepara uma megalicitação para a aquisição de 106 mil pistolas , que serão distribuídas para a Força Nacional e a policiais civis e militares dos estados. É a primeira vez que o órgão promove uma licitação desse tipo, que prevê a participação de empresas estrangeiras e tem custo estimado de R$ 444 milhões. Parte das armas será bancada pelo governo federal.

Leia também: Militares da Força Nacional brasileira permanecem em Moçambique até junho

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão subordinado à pasta, irá comprar 15% das pistolas para abastecer 15 Polícias Militares, dez Polícias Civis, 16 órgãos de perícia oficiais e a Força Nacional . O Rio de Janeiro não está contemplado nessa cota.

Leia também: Ministério da Justiça prorroga a presença da Força Nacional em Belém

A licitação foi facilitada pelo decreto de armas editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que abriu o mercado para importação. Antes, era preciso obter autorização do Exército para comprar armas fabricadas fora do país. Alguns itens previstos no edital preliminar ainda podem causar polêmicas.