Militar Sergio Barbosa é nomeado novo presidente da Apex

Nomeação do almirante foi publicada em edição extra do Diário Oficial; ele era diretor do Departamento de Tecnologia do Ministério da Defesa

Fachada da sede da Apex Brasil
Foto: Divulgação
Fachada da sede da Apex Brasil

O almirante Sergio Ricardo Segovia Barbosa foi nomeado presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial. A escolha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi  antecipada pelo GLOBO há uma semana.

Sergio Barbosa era diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério da Defesa. A troca na instituição ocorreu após embate entre o então dirigente da Apex , o embaixador Mário Vilalva e o chanceler Ernesto Araújo.

Antes disso, em janeiro, o primeiro dirigente da agência que foi nomeado, Alex Carreiro, foi destituído após ficar uma semana no cargo. Ele não tinhas as habilidades necessárias para a posição, como fluência em inglês.

Na sexta-feira (26), o diretor de Gestão Corporativa da Apex , Márcio Coimbra, também foi demitido por Jair Bolsonaro . Ele foi o terceiro executivo a deixar a empresa em quatro meses de governo.