General Décio dos Santos Brasil, primo de Ciro Gomes, vai assumir Secretaria Especial do Esporte
Divulgação
General Décio dos Santos Brasil, primo de Ciro Gomes, vai assumir Secretaria Especial do Esporte

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, nomeou o general Décio dos Santos Brasil como o novo titular da Secretaria Especial do Esporte, que é vinculada à pasta. O militar é primo do ex-governador do Ceará Ciro Gomes, desafeto do presidente Jair Bolsonaro e que foi um dos candidatos nas últimas eleições presidenciais.

Santos Brasil vai ocupar o cargo que era ocupado por outro general, Marco Aurélio Vieira, que foi exonerado no início de abril, após desentendimentos com o ministro. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Nomeado nesta segunda, o general já estava atuando na pasta. Na semana passada, Décio se encontrou com Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, na própria Secretaria de Esportes, e visitou o Parque Olímpico da Barra da Tijuca para conhecer as instalações. Ele esteve no Rio de Janeiro no dia 20 de abril, ao lado do presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Mello.

Os desentendimentos entre o general Marco Aurélio Vieira e Osmar Terra teriam se acentuado após o titular da pasta ter atuado contra a vontade do Planalto e do próprio ministro ao estimular parlamentares a recriar a pasta do Esporte. Vieira teria mantido contato com parlamentares para modificar a medida provisória que estabelecer a reforma administrativa do governo.

Em discussão no Congresso, a MP estabeleceu as 22 pastas do governo, mas há deputados que defendem a recriação de pastas cortadas por Bolsonaro, como o próprio Esporte e a Segurança Pública, hoje vinculada ao Ministério da Justiça.

Subordinado a Terra, o secretário de Esporte teria se reunido com o presidente sem ter avisado ao ministro, o que ampliou o desgaste com o titular da Cidadania.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!