João Doria e Jair Bolsonaro vão viajar juntos para encontros nos EUA e na China
Marcos Corrêa/PR
João Doria e Jair Bolsonaro vão viajar juntos para encontros nos EUA e na China


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez as vezes de porta-voz do Palácio do Planalto e confirmou três viagens que serão realizadas pelo presidente Jair Bolsonaro da semana que vem até agosto. O tucano deve acompanhar o mandatário na abertura de uma feira de agronegócio em Ribeirão Preto (SP), em eventos nos Estados Unidos e na China . Os anúncios foram feitos à imprensa na saída de um encontro com Bolsonaro na tarde desta terça-feira (23). 

Leia também: Doria e Tabata Amaral sofrem enxurrada de ataques após reunião por Previdência

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência confirmou que está prevista apenas que a ida à Agrishow, maior feira do setor na América Latina e a quarta maior do mundo, na próxima segunda-feira, dia 29. Já com relação aos outros dois compromissos, não há previsão nesse momento com as datas citadas por Doria. Segundo o governador,  Bolsonaro lhe autorizou a anunciar as viagens durante a reunião.

Entre 13 e 15 de maio, o tucano contou que estará com o presidente em Nova York, para participar de eventos da chamada Brazilian Week (Semana Brasileira). Bolsonaro será homenageado na noite do dia 14 como personalidade do ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Doria lembrou aos jornalistas que entregou a prêmio no ano passado ao ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, por ter sido agraciado em 2017.

Leia também: Schwarzenegger se reúne com Doria e grava vídeo com slogan de campanha do tucano

Inicialmente, o evento ocorreria no Museu Americano de História Natural, que desistiu de sediá-lo por conta do homenageado. O novo local ser´ao Hotel New York Marriott Marquis, na Times Square.

Às 8h da manhã do dia seguinte, os dois devem participar de um evento organizado por empresários brasileiros, juntamente com o ministro da Economia, Paulo Guedes, os presidente da Cãmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além do secretário da Fazenda de São Paulo, o ex-ministro Henrique Meirelles. Na sequência, o presidente retornará ao Brasil.

Doria informou ainda que a visita à China — já anunciada por Bolsonaro para o segundo semestre — acontecerá entre 3 a 10 de agosto. Durante o périplo, que deve começar na capital, Pequim, Bolsonaro vai participar da inauguração do escritório comercial de São Paulo em Xangai, no dia 9. Doria definiu a viagem como “fundamentalmente uma missão de negócios entre os dois países”.

Leia também: Doria critica governo por comemorar golpe: "Não se pode apagar o passado"

"É um passo importantíssimo, uma marca do governo Bolsonaro e do governo de São Paulo, a implantação deste escritório. Já há um escritório da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Xangai. Esse (novo) será focado para a geração de negócios para o Estado de São Paulo, incluindo programas de desestatização, rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroportos e portos, além de investimentos no agronegócios setores de indústrias, comércio, serviços e tecnologia", explicou Doria.

O roteiro, segundo ele, ainda está sendo definido com o chanceler Ernesto Araújo e com Bolsonaro , mas certamente começa em Pequim e termina em Xangai. Existe a possibilidade de que sejam incluídas visitas a “novos potenciais investidores chineses” no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!