STJ vai julgar nesta terça-feira recurso de Lula no caso do tríplex

Condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro através do tríplex, Lula teve sua condenação em segunda instância confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região

Lula terá seu recurso no caso tríplex julgado nesta terça-feira no STJ
Foto: Reprodução/Twitter
Lula terá seu recurso no caso tríplex julgado nesta terça-feira no STJ


A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ)vai julgar nesta terça-feira o recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tenta reverter a condenação do petista no caso do tríplex. A inclusão do caso na pauta do colegiado foi confirmada ao GLOBO por um dos integrantes da turma. A sessão será às 14h. 

Leia também: Lula terá pedido de habeas corpus julgado pela Segunda Turma do STF

Condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro através do tríplex , Lula teve sua condenação em segunda instância confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em janeiro de 2018.

Os desembargadores entenderam que o tríplex do Guarujá (SP), construído e equipado para o petista pela empreiteira OAS, era pagamento de propina por contratos da construtora com a Petrobras na gestão de Lula na Presidência.

Leia também: Mortes, impasses jurídicos e fracasso eleitoral marcam um ano de Lula na prisão

Em abril do ano passado, Lula foi preso e começou a cumprir a pena, após o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmar a possibilidade de início do cumprimento da pena após condenação confirmada em segunda instância.

No fim de 2018, o recurso de Lula foi analisado pelo relator da Lava-Jato no STJ , o ministro Felix Fischer. Em decisão individual, Fischer negou o recurso e decidiu encerrar a questão no STJ. A defesa de Lula recorreu por meio de um agravo regimental, recurso que precisa ser analisado pelo colegiado. É esse recurso que vai ser levado à Quinta Turma nesta terça-feira.

Leia também: STJ deve avisar defesa de Lula quando for julgar recurso, diz Procuradoria

Além de Fischer, a Quinta Turma conta com os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik, que vão analisar o recurso de Lula sobre o caso do tríplex .