O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi o primeiro chefe de Estado da América Latina a discursar na abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Muito esperada, a fala durou aproximadamente 15 minutos e trouxe aos olhos do mundo "o novo Brasil".

Leia também: Confira a íntegra do primeiro discurso internacional de Bolsonaro, em Davos

Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Sessão Plenária do Fórum Econômico Mundial
Alan Santos/PR - 22.1.19
Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Sessão Plenária do Fórum Econômico Mundial

Eleito como representante de milhões de brasileiros, o discurso de Bolsonaro tinha a missão de apresentar e convidar os investidores para se reaproximarem do País. "Pela primeira vez no Brasil um presidente montou uma equipe de ministros qualificados. Honrando o compromisso de campanha, não aceitando ingerências político-partidárias que, no passado, apenas geraram ineficiência do Estado e corrupção", disse o Presidente.

A messagem do Capitão da reserva do Exército Brasileiro, que obteve mais de 57 milhões de votos, foi clara. Mas parece que nem todos entenderam, ou não quiseram entender. Minutos após o discurso, um dos maiores jornais do mundo caiu em contradição, aparentemente ideológica.

A versão brasileira do "El País" trazia a seguinte manchete: "O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos". Porém o mesmo texto que foi assinado pela mesma repórter tinha a seguinte chamada no noticiário espanhol: "Bolsonaro incentiva executivos da Davos a investirem no novo Brasil".

Leia também: Bolsonaro fala em "mostrar novo Brasil" em seu primeiro discurso internacional

Jornal
Divulgação
Jornal "El País" dá duas abordagens diferentes para o discurso de Bolsonaro em Davos
Jornal
Divulgação
Jornal "El País" dá duas abordagens diferentes para o discurso de Bolsonaro em Davos

A abordagem em português mostra claramente quem tenta tumultuar de forma maldosa um momento de renovação pelo qual o Brasil passa. O texto em português ainda revira o discurso e faz questionamentos facilmente derrubados pela própria fala de Bolsonaro ao questionar qual seria o motivo de uma fala tão breve.

Porém, o " El País " se esqueceu que os ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Guedes (Economia) foram destacados para integrar a comitiva brasileira em Davos justamente para aprofundar os temas levantados pelo presidente. Mais um sinal da importância da escolha de ministros com "perfil técnico", como o próprio presidente costuma destacar.

Leia também: Paulo Guedes fala sobre privatizações e reforma da Previdência em Davos

As diferentes abordagens do "El País" foi assunto até mesmo no café da manhã da equipe do presidente. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do presidente, teria dado atenção especial à cobertura em espanhol e se mostrou surpreendido com o título em português.

O título espanhol, por outro lado, mostra a boa receptividade que um novo governo deve ter e afasta um viés político-ideológico que tenta conturbar o cenário de otimismo que os eleitores brasileiros vivem neste começo de ano.

A população brasileira precisa saber escolher bem qual tipo de noticiário está disposta a comprar. O que ataca Bolsonaro com menos de um mês de governo ou o que apresenta os fatos de acordo com a realidade. A capacidade de transmitir a informação sem deixar que as ideologias escorram pelo texto é o que diferencia o bom e o mau jornalismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!