Romeu Zema (Novo) foi eleito novo governador de Minas Gerais. Ele bateu seu adversário, o senador Antônio Anastasia (PSDB), por ampla margem, alcançando 71,80% dos votos, contra 28,20% do tucano.
Leia também: João Doria (PSDB) é eleito o novo governador de São Paulo com 51,75% dos votos
O resultado que sagrou Romeu Zema como governador eleito do estado foi confirmado pela Justiça Eleitoral por volta das 19h deste domingo (28) após apuração de 83% das urnas.
No total, 12.064.283 eleitores mineiros participaram da votação em todo o estado neste domingo, número que equivale a 76,86% das mais de 15 milhões de pessoas que compõem o eleitorado mineiro .
Leia também: Reinaldo Azambuja (PSDB) é reeleito governador do Mato Grosso do Sul
Os desafios de Zema, eleito governador de Minas Gerais
Segundo maior colégio eleitoral do País, Minas Gerais tem 20,8 milhões de habitantes, conforme estimativa do IBGE . Romeu Zema terá como um de seus principais desafios equilibrar as contas do estado, que nos últimos anos chegou a atrasar o salário de servidores, gerando greves e paralisações nas prestações de serviços.
Para tanto, será necessário retomar o crescimento econômico do estado, estagnado nos últimos anos.
Zema, eleito governador no segundo turno da eleição em Minas Gerais, tomará posse na Cidade Administrativa no dia 5 de janeiro. Seu mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2022.
Leia também: Witzel supera Paes e é eleito governador do Rio de Janeiro, com 59,87% dos votos