A equipe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta quarta-feira (19) carta do petista rebatendo declarações dadas nesta semana pelo general Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL).
O general da reserva do Exército disse na segunda-feira (17) que famílias "sem pai e avô, mas com mãe e avó” são “fábrica de desajustados” . Lula usou seu próprio exemplo para rebater a declaração e disse que o vice de Bolsonaro tem um "conceito medíocre sobre a espécie humana".
“General Mourão, não julgue avós e mães pobres pelo seu conceito medíocre sobre a espécie humana. Se o senhor já pensava assim não deveria ter chegado a general e muito menos querer ser vice-presidente", diz o petista na carta, escrita da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso.
"Eu e sete irmãos fomos criados por uma mulher analfabeta chamada Dona Lindu e duvido que exista alguém na sociedade brasileira que educou os filhos melhor do que ela. Pode ter igual, melhor nunca", continua a missiva. "General, um conselho, faça um curso sobre o humanismo”, finaliza o ex-presidente.
Lula não foi único a reagir a declarações do General Mourão
A reação de Lula se soma a de entidades da sociedade civil e de candidatos como Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) contra as declarações do General Mourão – que ganhou destaque após Bolsonaro sair de cena por conta do ataque a faca sofrido há 13 dias.
Além da polêmica acerca de famílias constituídas só com figuras femininas, Mourão também ocupou espaço no noticiário ao reconhecer a possibilidade de um "autogolpe" em caso de anarquia e também ao propor a elaboração de uma nova Constituição sem que ela passe por discussão em Assembleia Constituinte.
Leia também: Lula refugia-se na condição de vítima de imaginária perseguição, diz Moro
O general reformado também polemizou ao expor suas opiniões sobre política externa. Para o vice de Bolsonaro
, o Brasil errou ao buscar estabelecer pontes diplomáticas e empresariais com a África e a América Latina. “Nós nos ligamos com toda a 'mulambada', do lado de lá e de cá do oceano na diplomacia sul-sul”, disse ele, para quem o termo ‘mulambada’ se explica pela exigência de satisfazer os empresários presentes no auditório.
De acordo com a última pesquisa de intenções de votos, divulgada nessa terça-feira (18) pelo Ibope , os candidatos apoiados por Lula e pelo General Mourão hoje são os favoritos a avançarem ao segundo turno. Jair Bolsonaro soma 28% da preferência dos eleitores, enquanto Fernando Haddad (PT) soma 19% das intenções de votos.