O Piauí está entre os “trending topics” do Twitter neste domingo (26), sendo assunto comentado com mais de 20 mil publicações até as 14h45. O motivo? Internautas acusam candidato ao governo do estado pelo PT, Wellington Dias, de "pagar influenciadores digitais” para publicarem mensagens positivas sobre o político – que tenta o quarto mandato em 2018.
Leia também: Não é só o Lula: Procuradoria vê irregularidades em mais de 1 mil candidaturas
Nos tuítes, moradores do Piauí apontam 'inconsistência' nas publicações dos supostos influenciadores digitais, que – conforme criticam – "nunca tinham falado nada sobre o estado anteriormente", e muitos "nem vivem no estado para saber sobre sua situação real".
Acusações também trazem imagem de um suposto e-mail do briefing para orientar pautas das publicações sobre o governo de Dias no estado. A mensagem teria sido enviada para uma 'influencer' chamada Isabela.
"O conteúdo que pretendemos fazer é bastante flexível e de acordo com a linha editorial do influenciador, respeitando sempre a forma que ele se comunica com a audiência", afirma, acrescentando que a ação não é política e, sim, uma "ação que envolve uma luta por igualdade", diz trecho da oferta.
Leia também: TRE condena MBL, Kataguiri e Holiday por notícia falsa sobre Jaques Wagner (PT)
Como acontece na maioria das vezes na rede social, os internautas comentaram em tom jocoso e irônico. Veja algumas das publicações:
eu me recusei a twittar sobre o wellington dias. não tenho nenhuma ligação com o piauí e não o conheço.
— VOTEM LULA HADDAD (@pppholanda) 26 de agosto de 2018
pesquisei rapidamente e pela opinião pública da esquerda, e ele aparentemente não foi um bom governador. li que ele sucateou e militarizou a educação e silenciou mulheres.
Agora os altruístas que resolveram do nada ajudar o povo do Piauí a votar certo. pic.twitter.com/0xPfgcppHc
— Marcus Vinicius (@mvsmotta) 26 de agosto de 2018
Várias @'s muito influentes no site são pagas pela agência pra fazer campanha para o governador petista sem ao menos morar no Piauí. pic.twitter.com/hctoXLowT2
— Pestinha 18 (@pestinhamesmo) 26 de agosto de 2018
O pior na real nem é a galera que recebeu uns trocadinhos achando que estava a ajudando o Brasil ser feliz de novo
— Zandro Zanfelice (@Zanfa) 26 de agosto de 2018
O pior é a agência achando que ia conseguir colar um negócio super natural como elogiar um governador do Piauí em dezenas de @ que nunca falaram do Piauí na vida
Acordei agora e quero comprar minha passagem de volta pro Piauí porque lugar mais desenvolvido no Brasil não há. Poderei andar na rua como se estivesse na Suécia. É bem capaz de eu topar com o ABBA em alguma esquina.
— Aloe (@vera) 26 de agosto de 2018
Bom Dia, Piauí!
— rafael (@lafaeu) 26 de agosto de 2018
Obrigado Wellington Dias!
↗️ Promovido pic.twitter.com/rBt0jUk8KS
UNO DA FIRMA NO ESTADO DO PIAUÍ pic.twitter.com/h3Z8QgSCjn
— JOAQUIN TEIXEIRA (@JQTE_) 26 de agosto de 2018
toma, agora vc vai tuitar a favor do wellington dias e dizer que o piauí é o novo canadá pic.twitter.com/XzwIpggR2N
— matheus (@whomath) 26 de agosto de 2018
pensando no excelente projeto de fibra ótica conduzido por wellington dias no piauí 🤔💭💻
— laurinha lero (@normabnt) 26 de agosto de 2018
brincadeira eu fui convidada pra isso aí e ignorei porque nao sou imbecil por favor uma salva de palmas pic.twitter.com/QQsvJMxYZ3
e esses influencers de SAO PAULO fazendo propaganda de politico do PIAUÍ
— PEDRAO (@Itspedrito) 26 de agosto de 2018
meu deus cuide da imagem de vocês caralho que mico pic.twitter.com/ov2g8B4FZ5
Se és tão fã do Piauí, caro twitteiro, diga pelo menos 20 municípios de lá
— Renan. (@CabecaDeLajota_) 26 de agosto de 2018
Cidade que moro no Piauí// Piauí dos tuiteiros subornados pic.twitter.com/DMGenNEJ0M
— Welington Dias não presta bjs🇧🇷🇧🇷 (@mariaflorzinhaz) 26 de agosto de 2018
O iG entrou em contato com o diretório estadual do PT via e-mail para que o candidato pudesse responder às críticas, mas até o momento da publicação desta reportagem não havia recebido retorno.
Segundo o jornal Destak , a assessoria de Welligton Dias divulgou nota dizendo que não contratou a empresa, e que a ação foi elaborada pelo PT para divulgar informações.
"Sobre a repercussão do nome do governador Wellington Dias nas redes sociais, em especial no Twitter, é importante esclarecer que esta não é uma atividade organizada pela campanha. O que se observa pelos comentários nas redes sociais e nos prints que circulam é que este é um movimento nacional, que simpatiza com a esquerda e com o Partido dos Trabalhadores. O governador Wellington foi incluído de alguma forma por fazer parte deste contexto", diz trecho da nota.
Leia também: Jair Bolsonaro pede ao TSE exclusão de reportagens sobre “Wal do açaí”
Wellington Dias é bancário e filiado ao Partido dos Trabalhadores, e tenta se reeleger para o quarto mandato como governador do Piauí
.