Partido de Bolsonaro é o mais fiel a Temer em votações na Câmara em 2018

PSL, partido de Bolsonaro, acompanhou o governo Temer em 67% das votações na Câmara em 2018; marca ultrapassa o próprio partido do mandatário, o MDB, que votou junto de Temer em 64% das questões

Partido de Bolsonaro é o mais fiel a Temer em votações na Câmara em 2018
Foto: Wikimedia Commons
Partido de Bolsonaro é o mais fiel a Temer em votações na Câmara em 2018

O deputado federal e pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro procura se apresentar ao eleitorado como um político diferente de todos os outros. O PSL, contudo, partido de Bolsonaro na corrida pelo Planalto, prima pela fidelidade ao governo de Michel Temer.

Leia também: Jair Bolsonaro é confirmado como candidato à Presidência da República pelo PSL

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Arko Advice, o partido de Bolsonaro , que conta com oito deputados, foi o mais fiel a Temer em votações na Câmara em 2018 – ultrapassado o PSDB de Geraldo Alckmin, os partidos do chamado ‘centrão’ e o próprio MDB de Temer.

Em 67,73% das votações de pautas de interesse do governo na Câmara dos Deputados o PSL votou como queria Temer. Atrás dele vêm o MDB, em sintonia com o governo em 64,34% das votações. O PSDB ocupa o terceiro lugar no ranking de fidelidade ao governo, acompanhando Temer e 63% das votações.

Entre as pautas respaldadas pelo PSL de Bolsonaro está a lei que permite a venda direta de petróleo do pré-sal pertencente à União e a abertura de crédito especial ao poder Executivo superior a R$ 430 milhões, entre outros temas.

Ainda de acordo com o levantamento, os partidos que apresentam maior resistência às demandas do governo são o PDT de Ciro Gomes , que respaldou Temer em 23% das votações, a Rede de Marina Silva, apoiando pautas do governo em 18% dos pleitos na Câmara, e o PT, que apoiou o governo em apenas 5% das votações.

Leia também: Magno Malta recusa convite para ser vice de Bolsonaro na chapa presidencial

Cotada como vice pelo partido de Bolsonaro, Janaína resiste

Foto: Reprodução/Twitter
Partido de Bolsonaro tem tido dificuldades para encontrar vice

Se do ponto de vista das votações no Congresso Bolsonaro não se distância dos demais políticos, suas falas e posicionamentos públicos têm causado aversão entre as lideranças partidárias.

Terceiro pessoa a ser procurada para ocupar a vaga de vice de Bolsonaro (PSL), a advogada Janaína Paschoal pode engrossar a lista de “nãos” recebida pelo deputado federal em sua jornada em busca de alianças políticas.

Cotada como vice pelo partido de Bolsonaro , Janaína alegou que problemas familiares a impossibilitariam de aceitar o convite do militar reformado. Se ela decidir por não compor a chapa, não será o primeiro “não” ouvido pelo deputado nas últimas semanas. O congressista mantinha a esperança de ter o senador Magno Malta (PR) como vice, mas ele recusou a posição para se candidatar à reeleição no Senado. Bolsonaro, então, foi atrás de Augusto Heleno, general reformado do Exército, que tampouco se interessou pela vaga.

Leia também: General nega que será vice de Bolsonaro: “Partido não tem interesse em vaga”