PSB destitui líder pró-Temer e endurece vida do presidente em votação na CCJ

Alinhada com o presidente, Tereza Cristina foi destituída da liderança da bancada do PSB, que será assumida por Julio Delgado; novo líder deve promover trocas para retirar votos de Temer na votação de parecer na CCJ

Novo líder do PSB na Câmara, deputado Julio Delgado anunciou que promoverá trocas na CCJ
Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados
Novo líder do PSB na Câmara, deputado Julio Delgado anunciou que promoverá trocas na CCJ

Se de um lado o presidente Michel Temer (PMDB)  exonerou ministros para conseguir barrar a segunda denúncia contra ele na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, as forças da oposição também lançou mão de manobra para dificultar a pretensão do peemedebista.

O PSB anunciou nesta quarta-feira (18) que a líder da bancada do partido na Câmara, deputada Tereza Cristina (MT), foi destituída do cargo. A parlamentar é alinhada com o presidente Temer e será substituída no cargo pelo opositor Julio Delgado (MG). 

A mudança ocorre justamente no  dia em que está prevista a votação da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer. E Delgado já informou que vai retirar apoiadores do presidente da CCJ antes da votação.

De acordo com o novo líder do PSB , os deputados Fábio Garcia (MT) e Danilo Forte (CE) vão dar lugar aos deputados Danilo Cabral (PE) e Hugo Leal (RJ) – que se posicionaram contra o presidente Temer na votação da primeira denúncia da PGR.

A destituição de Tereza Cristina foi recomendada pelo diretório nacional do PSB, que se reuniu na última segunda-feira (16) para deliberar sobre a possível expulsão de quatro deputados da sigla que tem votado a favor do governo, mesmo o partido tendo saído oficialmente da base governista. A expulsão foi impedida por uma liminar da Justiça, e a direção da legenda decidiu adotar outra estratégia para mudar a liderança da bancada na Câmara.

Leia também: "Aécio não tem condições de presidir o PSDB", diz Tasso após segundo afastamento

Divisão no PSB

Nos últimos meses, o PSB vem enfrentando uma divisão ideológica entre seus parlamentares. O racha ficou mais evidente na votação da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer, quando dois deputados do partido votaram a favor de Temer na CCJ e no plenário.

“Nós vinhamos há muito tempo passando esse constrangimento de a grande maioria no plenário ser destoante da indicação da liderança. E agora vamos tentar encontrar uma uniformidade. O PSB se reencontra com sua trajetória, se reencontra com sua coerência e acima de tudo com o desejo e decisões da instância maior que é o diretório nacional”, disse Delgado.

A bancada do PSB tem 37 deputados e, para destituir Tereza Cristina da liderança, era necessário o apoio de pelo menos 19 parlamentares. Delgado conseguiu reunir as assinaturas para registrar a solicitação de mudança na Secretaria da Mesa da Câmara de ontem para hoje. 

*Com informações e reportagem da Agência Brasil