Novo líder do PSB na Câmara, deputado Julio Delgado anunciou que promoverá trocas na CCJ
Nilson Bastian/Câmara dos Deputados
Novo líder do PSB na Câmara, deputado Julio Delgado anunciou que promoverá trocas na CCJ

Se de um lado o presidente Michel Temer (PMDB)  exonerou ministros para conseguir barrar a segunda denúncia contra ele na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, as forças da oposição também lançou mão de manobra para dificultar a pretensão do peemedebista.

O PSB anunciou nesta quarta-feira (18) que a líder da bancada do partido na Câmara, deputada Tereza Cristina (MT), foi destituída do cargo. A parlamentar é alinhada com o presidente Temer e será substituída no cargo pelo opositor Julio Delgado (MG). 

A mudança ocorre justamente no  dia em que está prevista a votação da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer. E Delgado já informou que vai retirar apoiadores do presidente da CCJ antes da votação.

De acordo com o novo líder do PSB , os deputados Fábio Garcia (MT) e Danilo Forte (CE) vão dar lugar aos deputados Danilo Cabral (PE) e Hugo Leal (RJ) – que se posicionaram contra o presidente Temer na votação da primeira denúncia da PGR.

A destituição de Tereza Cristina foi recomendada pelo diretório nacional do PSB, que se reuniu na última segunda-feira (16) para deliberar sobre a possível expulsão de quatro deputados da sigla que tem votado a favor do governo, mesmo o partido tendo saído oficialmente da base governista. A expulsão foi impedida por uma liminar da Justiça, e a direção da legenda decidiu adotar outra estratégia para mudar a liderança da bancada na Câmara.

Leia também: "Aécio não tem condições de presidir o PSDB", diz Tasso após segundo afastamento

Divisão no PSB

Nos últimos meses, o PSB vem enfrentando uma divisão ideológica entre seus parlamentares. O racha ficou mais evidente na votação da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer, quando dois deputados do partido votaram a favor de Temer na CCJ e no plenário.

“Nós vinhamos há muito tempo passando esse constrangimento de a grande maioria no plenário ser destoante da indicação da liderança. E agora vamos tentar encontrar uma uniformidade. O PSB se reencontra com sua trajetória, se reencontra com sua coerência e acima de tudo com o desejo e decisões da instância maior que é o diretório nacional”, disse Delgado.

A bancada do PSB tem 37 deputados e, para destituir Tereza Cristina da liderança, era necessário o apoio de pelo menos 19 parlamentares. Delgado conseguiu reunir as assinaturas para registrar a solicitação de mudança na Secretaria da Mesa da Câmara de ontem para hoje. 

*Com informações e reportagem da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!