Relator da proposta que criminalizava o funk, senador Romário Faria (Pode - RJ) considerou o projeto inconstitucional
Marcos Oliveira/Agência Senado - 21.10.15
Relator da proposta que criminalizava o funk, senador Romário Faria (Pode - RJ) considerou o projeto inconstitucional

A sugestão legislativa (SUG) 17/2017, que tinha como objetivo tornar o funk um crime à saúde pública de crianças, dos adolescentes e da família foi rejeitada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quarta-feira (20). Com isso, a matéria deixa de tramitar no Senado Federal.

Leia também: Plenário da Câmara rejeita mudança do sistema eleitoral para o 'distritão'

A CDH é, de acordo com o Regimento Interno do Senado, a comissão responsável pela análise de propostas que recebem mais de 20 mil apoios de cidadãos por maio do Portal e-Cidadania, como ocorreu com a sugestão que criminalizava o funk .

Inconstitucional

O senador Romário Faria (Podemos-RJ), relator da proposta, alegou que a matéria é inconstitucional por cercear a livre manifestação cultural e de pensamento, direito previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

Romário também criticou o mérito do projeto, lembrando  que gêneros musicais hoje consagrados como o samba e o jazz também sofreram tentativas de criminalização em seus primórdios. O relator ainda considerou errado ligar o gênero musical diretamente às práticas de crimes como estupros ou assaltos, como alegaram os defensores da proposta de criminalização.

Leia também: Reforma política: Câmara foca no fim de coligações após abrir mão do "distritão"

“Infelizmente, a prática de crimes ocorre nos mais diversos ambientes da sociedade brasileira, inclusive nos bailes funk. Para isso, já existem aparatos de repressão e judiciais que devem cumprir seu dever. E estes bailes também são uma alternativa de diversão para milhões de jovens em nosso país, e nas áreas mais carentes, é muitas vezes a única”, afirmou o senador, chamando atenção ainda para o caráter de manifestação artística e cultural que o gênero musical possui para estes jovens.

O senador finalizou defendendo que a História já deu "provas inúmeras" da inutilidade de se coibir a cultura popular, "que sempre encontra uma maneira de expressar-se".

A presidente da CDH, Regina Sousa (PT-PI), elogiou o relatório do senador fluminense e afirmou que a audiência realizada sobre o projeto na última quinta-feira (13) foi uma das melhores que a comissão já fez.

Leia també: Especialistas e funkeiros refutam proposta de criminalização

“Uma pena que os defensores da criminalização do funk tenham se recusado a vir, espero que tenham visto pela TV o show de consciência social que a juventude funkeira nos deu aqui”, disse. O vice-presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), ainda lembrou que se fosse pra proibir todos os eventos onde ocorrem violências e abusos, "então todo o carnaval teria que ser cancelado no Brasil".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!