Proposta estabelece que os custos com a tornozeleira eletrônica possam ser descontados do salário que o preso recebe
Governo de Goias
Proposta estabelece que os custos com a tornozeleira eletrônica possam ser descontados do salário que o preso recebe

Os condenados que gozam da prisão domiciliar e que são monitorados eletronicamente por tornozeleiras podem, em breve, ter que arcar com os cutos referentes à manutenção desses equipamentos.

Leia também: Polícia Federal não possui tornozeleira para Geddel na Bahia

Isso porque o Projeto de Lei 310/2016 – que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (13), em caráter terminativo – prevê que as despesas das tornozeleiras eletrônicas sejam incluídas na conta dos presos. 

De autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), a proposta estabelece que os custos com o monitoramento possam ser descontados do salário que o preso recebe pelo trabalho remunerado que ele exerçe.

A inclusão desse artigo deve ser incluída na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). Caso não haja recurso para votação em plenário, o texto do Projeto de Lei seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Leia também: Após colocar tornozeleira eletrônica, Rocha Loures volta para casa, em Brasília

Reproduzidos na justificativa da proposta, os dados do primeiro diagnóstico nacional sobre monitoração eletrônica do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) atestam que, atualmente, além da prisão domiciliar , existem cerca de dez situações em que os presos no Brasil são monitorados, somando mais de 18 mil pessoas sobre vigilância.

Quanto custa o monitoramento de um preso

Ainda de acordo com o Depen, o estudo também aponta que são gastos em média R$ 300 por mês para monitorar condenados. Na justificativa, Bauer afirmou que os recursos investidos nesse programa chegam em torno de R$ 23 milhões e que abrigam até 40 mil pessoas.

“O gasto com a manutenção do monitoramento eletrônico representa 12% das despesas de um condenado encarcerado, a sociedade brasileira não pode e não deve arcar com esse custo”, justificou o senador. 

O principal item utilizado na monitoração é a tornozeleira eletrônica, que nem sempre está disponível para o uso do detento. Prova disso foi a prisão de Geddel Vieira Lima , que estava em prisão domiciliar, em Salvador, mas que foi preso preventivamente também por não possuir o equipamento para ser devidamente monitorado pela Polícia Federal.

Leia também: Roger Abdelmassih consegue o direito de voltar para prisão domiciliar

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!