Em fórum do Brics, Michel Temer diz que não há espaço para improvisos

"É um momento de otimismo, de retomada da economia, de multiplicação de oportunidades de negócios", afirmou Temer sobre situação do Brasil; veja

Durante seu discurso em cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics Michel Temer defendeu as reformas em andamento no Brasil e falou em aprimorar ambiente de negócios
Foto: Beto Barata/PR 02.09.2017
Durante seu discurso em cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics Michel Temer defendeu as reformas em andamento no Brasil e falou em aprimorar ambiente de negócios

O presidente Michel Temer, que está na China em busca de investidores para o Brasil, afirmou em cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics – grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – neste domingo (3), em Xiamen, que improvisos não têm espaço no mundo atual. Segundo Temer, “quem deseja prosperar tem que fazer a lição de casa, tem que se antecipar ao futuro”, afirmou a empresários que participam do Fórum.

Leia também: Brasil está voltando para o “trilho do desenvolvimento”, afirma Temer a chineses

Michel Temer evidenciou os efeitos das reformas, que estão na agenda do País, que podem ajudar a “pôr em ordem as contas públicas”. Para ele, as reformas seriam capazes de melhorar o ambiente de negócios no mercado brasileiro e podem ser consideradas exemplos de modernização econômica, com o intuito de desenvolver condições para o crescimento sustentado, e em longo prazo da economia do Brasil. “O setor privado tem sido parceiro de primeira hora nessa injeção de vitalidade que temos aplicado no Brasil ”.

O presidente brasileiro fez questão de ressaltar aos empresários presentes no Fórum do Brics que o Brasil está aberto para novos investimentos.  “É um momento de otimismo, de retomada da economia, de multiplicação de oportunidades de negócios”, disse. “Em um mundo marcado por tendências protecionistas, o Brasil reafirma, por palavras e ações, sua adesão a uma economia global aberta. Este é o momento certíssimo para investir no Brasil”.

Leia também: Fachin dá mais 60 dias para Joesley e delatores da JBS apresentarem provas

Desde quinta-feira (28) na China, Temer tem apresentado a potenciais investidores o pacote de concessões e privatizações anunciado no final do mês passado no Brasil. Seus esforços estão voltados na apresentação dos projetos aos aeroportos, portos, rodovias e linhas de transmissão, e na atração de interessados nesses projetos.

Outros líderes

Para o presidente chinês, Xi Jinping , a crise financeira de 2008 ainda deixa rastros e que os países que compõem o Brics têm papel fundamental para a retomada da economia global. Ele destacou a necessidade de coordenação das políticas macroeconômicas e a integração dos mercados intra-Brics. “O protecionismo está em ascensão”, disse. “Para a estabilidade mundial, devemos promover uma economia mais aberta e a facilitação do comércio”. E acrescentou: “O governo chinês vai encorajar suas empresas a investir em outros países”.

O embarque de volta para o Brasil de Michel Temer está previsto para o dia 05. E ele chega ao País com a perspectiva de ter de se defender de uma nova denúncia de corrupção envolvendo seu nome e integrantes de seu governo.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Em nota, Temer diz que Funaro é um criminoso sem credibilidade e critica delação