Lula pede votos, mas não consegue eleger candidato em cidade com 1.400 eleitores

Ex-presidente gravou vídeo para campanha de candidato do PT a prefeito de Miguel Leão, no interior do Piauí; apadrinhado de Ciro Nogueira foi eleito

Lula gravou vídeo para pedir votos para candidato do PT em cidade no interior do Piauí
Foto: Reprodução
Lula gravou vídeo para pedir votos para candidato do PT em cidade no interior do Piauí

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  foi derrotado em seu primeiro 'teste' nas urnas após ser condenado na Operação Lava Jato.

Lula gravou vídeo para a campanha do candidato do PT a prefeito de Miguel Leão, pequena cidade do interior do Piauí que teve eleição suplementar realizada no domingo (6). Mesmo com o apoio do principal nome da história de seu partido, o candidato Jailson acabou derrotado por Robertinho, canditato do PR que foi apadrinhado na disputa pelo senador Ciro Nogueira (PP).

O ex-presidente disse no curto vídeo de um minuto de duração que "Jailson é do PT e o PT sabe governar o Brasil e sabe governar Miguel Leão".

A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 38 votos: o vencedor foi escolhido por 663 eleitores, enquanto o petista conquistou o apoio de 625. Houve ainda 27 votos nulo, cinco votos em branco e 154 abstenções na cidade, que soma apenas 1.474 eleitores.

A nova eleição na cidade foi convocada após o então prefeito, Joel de Lima (PSD), ter o mandato cassado ao ser condenado por abuso de poder político e econômico. A irregularidade se deu quando Joel, candidato à reeleição, participou da inauguração de um centro de idosos e de um estádio de futebol antes de ser permitida a divulgação de campanhas.

Jailson, o candidato apoiado por Lula, era o vice de Joel de Lima e também teve o mandato cassado. Ele pôde concorrer na eleição suplementar contra Robertinho porque a Justiça Eleitorial piauiense não o tornou inelegível apesar da cassação.

Tour de Lula pelo Nordeste

O revés na eleição de Miguel Leão foi o primeiro teste de popularidade do ex-presidente Lula nas urnas após ele ser condenado a 9 anos e 6 meses de prisão  pelo caso tríplex na Operação Lava Jato.

Para recuperar seu prestígio no Nordeste, Lula já anunciou que irá realizar uma caravana pela região a partir da semana que vem. A viagem do ex-presidente pelos estados nordestinos será iniciada na próxima quinta-feira (17), em Salvador (BA), e deve ser encerrada apenas no dia 5 de setembro em São Luís (MA).

Leia também: João Doria reage com críticas a Lula após ser atingido por ovo em visita à Bahia

Veja o vídeo gravado por Lula para a campanha de Jailson em Miguel Leão (PI):