Atual prefeito, Marcelo Crivella (PRB) lidera corrida para o governo do Estado do Rio de Janeiro
Divulgação
Atual prefeito, Marcelo Crivella (PRB) lidera corrida para o governo do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisa feita pelo instituto Paraná Pesquisas indica que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), lidera as intenções de voto para a eleição ao governo do Estado, que será realizada no ano que vem. O levantamento foi publicado neste domingo (16) pelo jornal “O Dia”.

Leia também: Emenda criada por petista visa impedir prisão de candidatos em ano de eleição

Na pesquisa estimulada, Crivella tem a preferência de 27,8% dos entrevistados. Em segundo lugar na corrida pelo governo do Rio de Janeiro está o senador Romário (Podemos), com 14%, seguido pelo ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB), que tem 9% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Caso Crivella não participe do pleito, Romário passa a liderar a pesquisa, com 15,5% de preferência do eleitorado. Neste cenário foi colocado o nome do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), que obteve 10,5% das intenções de voto. Esta simulação também colocou o ex-governador Anthony Garotinho (PR) – que chegou a ser preso no ano passado –, citado por 9,5% dos entrevistados. Paes teve 9,1%.

Leia também: Eike Batista deverá citar Lula, Mantega e Cabral em delação à PGR

Novidade no cenário político, o treinador de vôlei Bernardinho tem 7% de preferência do eleitorado fluminense. Recentemente, o ex-técnico da seleção brasileira trocou o PSDB pelo Partido Novo. Atrás dele, com 6%, está o atual secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio, Indio da Costa (PSD), que foi candidato a vice-presidente em 2010, na chapa do hoje senador José Serra (PSDB-SP).

Avaliação de Pezão

A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas mostra ainda que 64,1% dos participantes consideram como péssima a gestão do atual governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) – que anunciou neste domingo que se afastará temporariamente do cargo em razão de problemas de saúde.

Outros 18,1% dos entrevistados consideram a administração de Pezão como ruim. Apenas 0,3% classificam a gestão do peemedebista como ótima, enquanto 3,5% avaliam como boa e 12,5% como regular.

A segurança pública é considerada como o principal problema do Estado por 37,7% das pessoas entrevistadas. Outros 21,2% dos participantes afirmaram que a saúde é o que mais deixa a desejar no Rio.

Leia também: Temer almoça com relator de voto contrário à denúncia da PGR

A pesquisa sobre a situação política no Rio de Janeiro foi feita entre os dias 6 e 10 de julho. Foram ouvidos 2.020 eleitores em 43 municípios do Estado. O levantamento tem grau de confiança de 95%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!