Michel Temer sanciona lei que reforma a CLT nesta quinta-feira (13) ao lado de autoridades
Reprodução/Facebook Ministério do Trabalho
Michel Temer sanciona lei que reforma a CLT nesta quinta-feira (13) ao lado de autoridades

A “ lei de modernização trabalhista ” (n º 13.467), que altera a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei (nº 5.452), de 1º de maio de 1943, foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União.  

Leia também: Rodrigo Maia marca para 2 de agosto votação da denúncia contra Temer no plenário

A lei foi sancionada na quinta-feira pelo presidente da República Michel Temer, que defendeu que “os direitos dos trabalhadores estão sendo preservados”. A cerimônia de sanção da legislação que mudará a CLT contou com a presença de ministros e parlamentares, além de outras autoridades.

“Este projeto de Lei é a síntese de como esse governo age. Como eu tenho dito, o diálogo é essencial, mas também a responsabilidade social. Estamos preservando todos os direitos dos trabalhadores. A Constituição Federal assim determina”.

A reforma polêmica

A aprovação da reforma trabalhista divide opiniões. Para os governistas, foi considerada uma das prioridades, sendo vista como uma modernização da CLT, que poderá gerar empregos, dar segurança jurídica para empregados e empregadores.

“O que fizemos foi avançar. Contratos que antes não comportavam carteira assinada hoje estão previstos expressamente. Nossa consolidação, que foi na época um grande avanço, é de 1943. É claro que o mundo não é mais de 1943, é do século 21. E fizemos a adaptação ao século 21. Hoje há uma igualdade na concepção. As pessoas são capazes de fazer um acordo, de um lado os empregados, de outro, os empregadores”, frisou Temer.

Leia também: Governo tem votos suficientes para barrar denúncia contra Temer no plenário

O ministro do Trabalho , Ronaldo Nogueira, defendeu durante a cerimônia que a nova lei "consolida direitos e traz segurança jurídica". Segundo ele, as mudanças favorecerão a criação de empregos e a recuperação da economia.

Possíveis mudanças

Mas, a oposição vê alguns pontos como polêmicos e negativos para os trabalhadores. Assim, após um diálogo com o Congresso, a lei ainda deve receber algumas alterações. Por isso, uma minuta com os pontos da Medida Provisória ( MP ) com a qual se pretende fazer as mudanças foi encaminhada aos parlamentares pelo governo.

Leia também: Juiz nega novo pedido do MPF para prisão de Geddel Vieira Lima

Esta minuta aborda dez pontos da reforma, entre eles temas polêmicos que foram discutidos durante a tramitação, como o trabalho intermitente, a jornada 12 por 36 horas e o trabalho em condições insalubres das gestantes e lactantes.

O que mudou

A proposta da reforma trabalhista altera mais de 100 pontos CLT, possibilitando, dentre as alterações, que o acordado entre patrões e empregados prevaleça sobre o legislado nas negociações trabalhistas.

 *As informações são da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!