Tamanho do texto

O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente petista a 9 anos e seis meses na tarde desta quarta-feira (12) por episódio do tríplex, no Guarujá

PT e movimentos de esquerda convocam “ato de solidariedade” a Lula nas redes sociais
Reprodução
PT e movimentos de esquerda convocam “ato de solidariedade” a Lula nas redes sociais

Atos de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a nove anos e seis meses pelo juiz Sérgio Moro , devem acontecer em todo o Brasil nesta quarta-feira (12). Pelas redes sociais, o Partido dos Trabalhadores e alguns movimentos de esquerda, como da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Frente Popular pelo Brasil, convocam os apoiadores para irem às ruas contra a sentença.

Leia também: Lula é condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por caso tríplex na Lava Jato

Até agora, já foram convocados atos em Salvador (BA), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). Os atos estão sendo divulgados pela hashtag “ Lula Inocente”, um dos assuntos mais comentados no Twitter na tarde de hoje.

Em São Paulo, a manifestação está marcada para acontecer às 17h em frente ao MASP.










A condenação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro no episódio envolvendo a compra de um tríplex no Guarujá (SP) . A sentença foi proferida nesta quarta-feira (12) pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância.

Leia também: “Não traz qualquer satisfação pessoal”, afirma Moro em sentença de Lula

O magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba determinou que Lula  poderá recorrer da sentença em liberdade. Moro chegou a escrever em sua decisão que "caberia cogitar a decretação da prisão preventiva", mas a "prudência recomenda que se aguarde o julgamento", pois a prisão de um ex-presidente envolveria "certos traumas".

Leia também: Após condenação, "Lula" é o termo mais comentado no Twitter em todo o mundo


    Leia tudo sobre: Lula

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.