Justiça do DF decide amanhã se ex-ministro Geddel Vieira Lima seguirá preso

Tribunal fará audiência de custódia e vai analisar pedido de soltura na manhã dessa quinta-feira; ex-ministro está preso na Penitenciária da Papuda

Geddel Vieira Lima foi preso na segunda-feira em Salvador; ele está detido no mesmo presídio que o lobista Lúcio Funaro
Foto: Agência Brasil
Geddel Vieira Lima foi preso na segunda-feira em Salvador; ele está detido no mesmo presídio que o lobista Lúcio Funaro

A Justiça Federal do DF agendou para a manhã dessa quinta-feira (6) uma audiência de custódia para analisar se o ex-ministro Geddel Vieira Lima seguirá preso. Detido desde segunda-feira (3) , o ex-articulador político do governo Temer deve comparecer pessoalmente à audiência, marcada para as 9h40 da manhã na 10ª Vara Federal, em Brasília.

O recurso que pede a liberdade do ex-chefe da Secretaria de Governo será analisado pelo próprio juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, responsável por autorizar a prisão de Geddel Vieira Lima .

O ex-ministro é acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Cui Bono, que apura irregularidades envolvendo pagamento de propina de empresas a políticos e operadores para a obtenção de investimentos da Caixa Econômica Federal. As informações que embasaram o pedido de prisão de Geddel foram prestadas pelo lobista Lúcio Funaro , pelo empresário Joesley Batista e por Francisco de Assis e Silva, diretor do grupo J&F.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Geddel entrou em contato com a esposa de Funaro no período de maio a junho deste ano para se informar acerca das intenções do lobista em fechar um acordo de colaboração premiada com a Justiça. As investigações apontam que o ex-ministro também se preocupava com uma eventual delação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), que também é investigado pelo esquema.

Leia também: Transferências de presos da Lava Jato custam quase R$ 500 mil à PF em um ano

Prisões

Geddel foi preso na tarde de segunda-feira em Salvador e foi transferido para Brasília horas depois. Ele foi levado nessa terça-feira (4) da carceragem da Superintendência da Polícia Federal para o Complexo Penitenciário da Papuda , onde Funaro também está preso. 

Com a prisão do ex-ministro, já chega a cinco o número de presos preventivamente no âmbito das investigações acerca do esquema criminoso que agiu na Caixa Econômica Federal.

Já estão detidos os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o doleiro Lúcio Funaro e André Luiz de Souza, todos apontados como integrantes da organização criminosa.

No caso de Cunha, Alves e Funaro, já existe uma ação penal em andamento. Os três são réus no processo que apurou o pagamento de propina em decorrência da liberação de recursos do fundo de investimentos do FGTS para a construção do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Além deles, respondem à ação Alexandre Margoto e Fábio Cleto.

Geddel Vieira Lima foi ministro do governo Temer até novembro do ano passado, quando deixou a equipe ministerial após denúncia de Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura . Calero acusou Geddel de ter pedido a intervenção do chefe do MinC para autorizar um empreendimento imobiliário em Salvador.